Apufsc convida comunidade acadêmica para ato em defesa da democracia

No dia 11 de agosto, às 10h, no auditório da Reitoria da UFSC, será feita a transmissão da leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito

O Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) convida a comunidade acadêmica para o ato que será realizado em Florianópolis no dia 11 de agosto em defesa da democracia. Na mobilização, que inicia às 10h no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e será transmitida pelo canal da Apufsc no YouTube, será exibida ao vivo a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, que ocorrerá na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), idealizadora do documento. 

Aberta para a população em geral em versão online no dia 26 de julho, a carta, inicialmente assinada por juristas e entidades de classe, atingiu 700 mil assinaturas nesta quarta-feira, dia 3. A meta é chegar a 1 milhão de assinaturas até a leitura. Ela pode ser assinada em https://www.estadodedireitosempre.com/.

A Apufsc-Sindical conclama a categoria e as entidades representativas dos docentes universitários a se posicionarem publicamente contra as corriqueiras ameaças ao processo eleitoral. “Neste momento, é importante que as instituições não se calem, pois o silêncio passa a ser visto como conivente com o desrespeito à democracia”. A Diretoria da Apufsc complementa: “É alarmante o cenário de risco democrático, e cabe à sociedade civil responder com firmeza a qualquer ataque à nossa democracia, às urnas, à Justiça Eleitoral e às instituições democráticas. Nós confiamos no processo e na Justiça Eleitoral”.

Seguindo a manifestação da Faculdade de Direito da USP, a Apufsc-Sindical ressalta que o ato tem como princípio a defesa da democracia, das instituições, dos tribunais superiores, da sociedade e pede respeito ao resultado das eleições. É um movimento apartidário, no qual toda a população brasileira estará representada. 

Serviço

O quê: Ato em defesa da democracia

Quando: 11 de agosto, às 10h

Onde: Auditório da Reitoria da UFSC, em Florianópolis, com transmissão pelo canal da Apufsc-Sindical no YouTube

Imprensa Apufsc