Ministro da Educação fala em recompor orçamento da UFSC em encontro com reitor

Segundo a colunista Dagmara Spautz, no NSC Total, o reitor e a vice-reitora da universidade se encontraram com o ministro em Brasília nesta quarta-feira

O ministro da Educação, Victor Godoy, disse nesta quarta-feira, dia 3, ao reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e à vice-reitora, Joana Célia dos Passos, que há perspectiva de recomposição dos orçamentos das universidades federais. A afirmação ocorreu durante uma reunião em Brasília, feita a convite do ministro, que disse estar em tratativas com o Ministério da Economia e com o Congresso Nacional. A UFSC teve R$ 12,5 milhões cortados da verba de manutenção e investimentos para 2022.

Os gestores da UFSC apresentaram as principais propostas da nova equipe para administração da universidade. Além da necessidade de recomposição do orçamento, trataram sobre bolsas permanentes, especialmente para indígenas, e a contratação de professores substitutos. Participaram da reunião o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira.

O reitor qualificou como muito positiva a reunião. Em relação aos professores substitutos, a informação do MEC é de que os entraves burocráticos para as contratações serão resolvidos. O ministro também garantiu que a verba de R$ 6,5 milhões liberada pelo MEC para reforma do Centro de Ciências da Educação (CED) – que havia sido recolhida pelo governo federal – está garantida com recursos de outras fontes.

Leia na íntegra: NSC Total