Brasil tem 21 universidades em ranking das mil melhores do mundo, mas nenhuma no top 100

Todas as universidades brasileiras que estão entre as mil melhores do mundo são públicas, USP é quem tem a melhor posição enquanto UFSC é a 12° melhor universidade do Brasil,  figurando entre as 700 melhores universidades do mundo segundo o Ranking de Xangai

O Ranking de Xangai é realizado anualmente desde 2003  e leva em conta critérios como o número de alunos e professores que ganharam prêmios Nobel e medalhas Field, pesquisadores com trabalhos recentes de referência na área de atuação deles e pesquisas publicadas por representantes das instituições em periódicos de alto impacto, como Nature e Science.

A empresa de consultoria Shangai Ranking, da China, divulgou na segunda-feira, dia 15, a lista das mil melhores universidades do mundo em 2022. A seleção traz 21 instituições de ensino e pesquisa brasileiras, mas nenhuma delas figura entre as 100 primeiras.

Depois do centésimo lugar, o ranking não estipula a posição exata de cada instituição. É por isso que elas aparecem agrupadas na casa das dezenas ou das centenas.

O grupo das 15 melhores universidades do mundo é composto exclusivamente por centros de ensino e pesquisa localizados nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Já entre os integrantes do Brics, bloco econômico que reúne países emergentes, o Brasil fica bem atrás da China, que possui 186 instituições no ranking das mil primeiras, mas supera Índia (14), Rússia (10) e África do Sul (9).

Leia na íntegra: Folha de São Paulo