Reitores da Acafe estarão em Blumenau para apoiar nova universidade federal

O objetivo da universidade é demonstrar que a reivindicação tem apoio amplo da comunidade do Vale e das demais instituições de ensino superior. O Ministro da Educação também deve asssinar um protocolo manifestando apoio à criação da UFVI

Representantes de ao menos 11 instituições de ensino ligadas à Acafe estarão em Blumenau na próxima terça-feira, dia 23, para acompanhar a visita do ministro da Educação, Victor Godoy, e manifestar apoio à federalização da Furb. A criação de uma nova universidade federal em Santa Catarina é o principal motivo da vinda de Godoy, que deve assinar um documento formalizando apoio do MEC à causa.

A Furb é associada à Acafe, entidade que reúne instituições enquadradas como comunitárias. Reitores, vice-reitores e represantes de 11 das 15 associadas já confirmaram presença no ato, que também terá líderes de entidades regionais, incluindo a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve). Estudantes também estão sendo chamados a participar. O horário da visita ainda não está definido.

O objetivo da universidade é demonstrar que a reivindicação tem apoio amplo da comunidade do Vale e das demais instituições de ensino superior. O ministro participará de um ato dentro da biblioteca da Furb, onde assinará um protocolo manifestando apoio à criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI), que teria estrutura, servidores e atuais alunos cedidos pela Furb.

O documento não tem efeito prático imediato, tampouco obriga o MEC a comprometer-se com o projeto da nova universidade. Mas seria a primeira manifestação oficial do governo federal em favor do projeto, o que, na avaliação da reitora Marcia Sardá Espindola, encurtaria caminhos na burocracia dos ministérios para efetivar a Furb Federal.

A vinda do ministro tem também um componente eleitoral, uma vez que o senador Jorginho Mello (PL), articulador político do projeto, é candidato a governador.

Fonte: NSC Total