MCTI e CNPq apresentam Chamada Pública Pró-Humanidades no valor de R$50 milhões

Edital contempla áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado à pasta, apresentou nesta quinta-feira, dia 18, a Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 – a Chamada Pública Pró-Humanidades – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades. A Chamada foi apresentada numa live no canal do Youtube do CNPq.

O edital no valor de R$ 50 milhões vai apoiar projetos de pesquisa e inovação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O objetivo do edital é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento e inovação do País nas grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, orientados à produção de conhecimento científico inovador para o enfrentamento de grandes desafios e problemas nacionais e para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural da sociedade brasileira, em especial de populações em situação de vulnerabilidade.

O ministro do MCTI explicou que o fomento do CNPq/MCTI é fundamental para o país que precisa de mais ciência, de mais tecnologia.  Para ele é por meio desse incentivo que o país irá alcançar o desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.  Para o presidente do CNPq/MCTI, a chamada é importante para contribuir para ampliar a empregabilidade desses jovens doutores no Brasil.

O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI explicou que o lançamento dessa chamada mostra o trabalho feito de forma integrada.  Para ele a chamada mostra a atenção eu o ministério vem dando as ciências sociais.

Os projetos submetidos deverão ser inseridos em uma das seis linhas de pesquisa.

Linha 1 – Pesquisa em temas livres em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes;
Linha 2 – Impacto das novas tecnologias nas atividades humanas;
Linha 3 – Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social;
Linha 4 – Políticas públicas para a inovação e para o desenvolvimento econômico sustentável;
Linha 5 – Políticas públicas para a promoção da cultura e
Linha 6 – Comunicação pública/Divulgação científica.

Data limite para submissão das propostas 03/10/2022.  Acesse a Chamada Pública na íntegra neste link.

Fonte: Governo Federal