Falece o professor e médico Léo Mauro Xavier

Ele foi professor da Faculdade de Medicina da UFSC

Faleceu aos 89 anos de idade nesta sexta-feira, dia 9, o médico urologista Léo Mauro Xavier. Ele foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fundador, em 1970, da Sociedade Brasileira de Urologia em SC.

A despedida ocorre neste sábado, dia 10, no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, das 11h às 16h.

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) divulgou uma nota sobre o falecimento. Nela, informa que o médico foi secretário-geral da ACM durante duas gestões.

Xavier formou-se em 1957 pela Universidade Federal do Paraná, onde recebeu a Medalha da UFPR e o Prêmio Julio Enz, que constava de uma bolsa para a especialização em Urologia, na Argentina. De volta a Florianópolis, em 1959, foi pioneiro da Urologia e da Cirurgia Urológica em Santa Catarina, trabalhando em diversos hospitais, entre eles o Hospital de Caridade, o Hospital Nereu Ramos, o Hospital Celso Ramos (onde foi diretor-interino), e o Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina – HU/UFSC (onde foi vice-diretor).

Participou da instalação do Serviço de Prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis do Departamento de Saúde Pública da Capital, foi professor da Faculdade de Medicina da UFSC e Livre Docente Doutor em Ciências. Foi acadêmico da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc).

“Imensamente respeitado pelo seu dedicado trabalho científico, pela ética médica e cuidado com o paciente, foi também querido por todos que acompanharam a sua trajetória. Deixa um exemplo de vida e grande saudade aos familiares, amigos e colegas de profissão. A todos, a Diretoria da ACM registra sua solidariedade e homenagem”, finaliza a nota da ACM.

A Apufsc-Sindical presta condolências à família e amigos do professor.

Imprensa Apufsc