Administração Central da UFSC faz rodada de visitas pelos campi do interior

A agenda de recepção e acolhimento do semestre 2022.2 integra uma estratégia de aproximação da gestão com as unidades da UFSC localizadas fora da capital catarinense

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e a vice-reitora, Joana Célia dos Passos, percorreram, no início do mês de setembro, os quatro campi da Universidade para desejar boas-vindas aos estudantes e dialogar com docentes e técnicos-administrativos. As saudações compuseram parte da agenda de recepção e acolhimento do semestre 2022.2 e integram uma estratégia de aproximação da gestão com as unidades da UFSC localizadas fora da capital catarinense.

A primeira visita ocorreu em Blumenau, no dia 1º de setembro, no campus que soma mais de 1500 estudantes matriculados, 106 professores e 59 técnicos-administrativos em Educação. Atualmente são ofertados cinco cursos de graduação: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Têxtil, Engenharia de Materiais, além de Matemática (Licenciatura) e Química (Licenciatura e Bacharelado). O campus oferece, ainda, pós-graduação em Engenharia Têxtil, Ensino de Física, Matemática, Nanociência, Processos e Materiais Avançados. Durante o encontro, a Reitoria ouviu as reivindicações de alunos e servidores.

Em seguida, no dia 5 de setembro, Irineu, Joana e equipe deram as boas-vindas aos estudantes da UFSC em Joinville. Na ocasião, além de ouvirem demandas da comunidade universitária, também foram realizadas reuniões com as pró-reitorias de Graduação, de Ações Afirmativas e Equidade, Assistência Estudantil, de Administração, Secretaria de Planejamento e com as coordenações de curso. Os temas apresentados nas reuniões foram a melhoria da estrutura dos laboratórios, orçamento institucional, planos futuros para a unidade e transporte público no campus.

Em seguida, na quinta-feira, 8 de setembro, a Administração Central foi ao Sul do estado para o campus de Araranguá, onde conversaram sobre as demandas institucionais com acadêmicos, docentes e técnicos. As principais questões pontuadas foram a necessidade de mais professores, laboratórios, infraestrutura e acessibilidade, além de atendimento psicológico no Campus.

Ao fim do giro pelos campi, na segunda-feira, 12 de setembro, os representantes da gestão recepcionaram os estudantes da Universidade, em Curitibanos. Os membros da Administração Central  visitaram os departamentos e conversaram com servidores e estudantes. Houve uma reunião específica com a comissão responsável pela condução do processo de implantação do curso de graduação em Medicina na unidade. Por fim, a startup Sensor Green – projeto que visa a coleta e análise de dados do solo – fez uma apresentação sobre as pesquisas desenvolvidas até o momento.

Leia na íntegra: Notícias UFSC