Proifes-Federação completa 18 anos neste dia 15 de setembro

Aniversário é celebrado em pleno período eleitoral no Brasil, e a federação se mobiliza pela defesa da educação e da ciência

Na manhã de 15 de setembro de 2004, no salão de reuniões do Hotel Alvorada, em Brasília, um grupo de professores e professoras de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) decidiu por alterar definitivamente o panorama do movimento sindical docente brasileiro, criando uma organização para representar seus interesses nos assuntos relativos à carreira, ao salário e à educação nacional de qualidade. Assim nasceu a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação). A entidade completa 18 anos nesta quinta-feira, dia 15. Em julho desse ano, a Apufsc-Sindical passou a fazer parte da federação.

“Foi num dia como hoje, em 2004, que um grupo de professores decidiu criar esse movimento. Começou como fórum, depois transformou-se em uma entidade federativa. Esses professores, embuídos do propósito de construir um movimento docente democrático, e que se alicerça como tática central de luta na negociação, mas também dentro de sua estrutura interna com a democracia, com a pluralidade e o respeito à divergência, fizeram com que, nesses quase 20 anos, essa estrutura federativa se consolidasse como a representação dos sindicatos dos professores e professoras do ensino público federal”, afirmou à Apufsc o presidente interino do Proifes, Wellington Duarte.

Ouça a fala na íntegra:

Wellington Duarte, presidente interino do Proifes-Federação

Com a filiação da Apufsc, o Proifes totaliza mais de 20 mil associados e associadas, fato comemorado por Duarte. Após a votação que resultou na filiação da Apufsc, ele afirmou: “Considero a vitória histórica! Sem dúvida alguma, é uma federação que está presente intrinsecamente no movimento sindical nacional”. O presidente interino acrescentou ainda que com a chegada da Apufsc, o Proifes “dá um passo à frente na sua consolidação como uma representação docente que prima pelo olhar em direção ao futuro”.

Mobilização pela educação e pela ciência

O Proifes completa 18 anos em pleno período eleitoral no Brasil e se mobiliza pela defesa da educação e da ciência. Atualmente, está em andamento uma campanha com esse mote realizada pela entidade, com foco nas eleições. “Precisamos votar para reduzir as iniquidades históricas que permeiam a rede de ensino do país e exigir investimentos expressivos e continuados para contribuir diretamente com uma maior atividade científica e independência tecnológica”, defende o Proifes.

A federação acrescenta ainda que “apoia a integridade do processo eleitoral, a ampliação da transparência e o fortalecimento da confiança pública nas eleições”.

Em agosto, o Proifes-Federação divulgou uma carta aos candidatos e candidatas à Presidência da República sobre o financiamento para as universidades e pesquisas científicas. O documento foi um dos encaminhamentos da reunião do Conselho Deliberativo da entidade, realizada nos dias 12 e 13 daquele mês em Brasília. O presidente da Apufsc-Sindical, Carlos Alberto Marques, integrou o grupo de trabalho que redigiu a carta e o sindicato irá encaminhá-la aos cadidatos e candidatas de Santa Catarina à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. Confira o texto da carta na íntegra aqui.

Imprensa Apufsc