Nota de pesar: falece o professor aposentado Luiz Eduardo Fontoura Teixeira

Docente lecionou no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Luiz Eduardo Fontoura Teixeira, ocorrido na última sexta-feira, dia 16, aos 71 anos. Seu velório ocorreu na manhã do dia 17.

Conhecido carinhosamente como Peixe, apelido da infância que acompanhou sua leveza ao longo da vida, Luiz Eduardo era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UFSC (2002) e doutor em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009). Em 1982, ingressou como docente no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e, mesmo após se aposentar, em 2020, continuava presente no cotidiano do Curso de Arquitetura e Urbanismo, com sua valiosa contribuição na valorização do Patrimônio Arquitetônico e da história de nossas cidades.

Como ressaltam os colegas de Departamento em nota, suas lições de Arquitetura inspiraram várias gerações de arquitetos e urbanistas, despertando o olhar atento e cuidadoso para a produção arquitetônica e a história no contexto latino-americano, assim como, para a valorização do patrimônio modernista, o Art Déco e, mais recentemente, do legado neocolonial catarinense. O “gentil devorador de livros” foi responsável pela criação do Laboratório de Documentação e Acervo (LDA) e um dos idealizadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Ofereceu, ainda, seu grande conhecimento, suas preocupações sociais, seu humor refinado e seu exemplo de ser humano, que deixaram marcas indeléveis nos corações de seus alunos e colegas. Em sintonia com seu profundo conhecimento erudito, admirado por todos, ainda compartilhava a paixão pela cultura pop, suas artes, desenhos e histórias em quadrinhos.

“Seu grande coração conquistou a amizade dos que tiveram o prazer de conhecê-lo e, após sua partida, no dia 16 de setembro de 2022, nos deixa com a saudade de sua companhia e o imenso legado que sempre serão lembrados no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Que sua memória e lições nos iluminem e sua família seja amparada pelo carinho e admiração que dedicamos a esse grande mestre e amigo”, informa a nota publicada pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Em luto, a comunidade universitária solidariza-se com a família, os colegas e os amigos do professor Luiz Eduardo Fontoura Teixeira.

Fonte: Notícias da UFSC