Queda no aprendizado dos estudantes só não foi maior por conta dos professores, afirma educador

De acordo com Daniel Cara, dados do Ideb e do Saeb de 2021 mostram que as perdas de aprendizado na pandemia são reversíveis, mas demandam investimentos na educação pública e valorização dos professores, destaca a Rede Brasil Atual

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e também do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2021, divulgados na sexta-feira, dia 16, mostram que o Brasil registrou uma piora no aprendizado de estudantes nos níveis que foram avaliados, mas as perdas ficaram abaixo do que era alardeado por organizações do setor de educação com base empresarial.

A análise é do professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Cara. Em entrevista à edição desta segunda-feira, dia 19, do Jornal Brasil Atual, o educador garantiu que os dados comprovam que as perdas de aprendizado na pandemia de covid-19 são reversíveis. Cara pondera, contudo, que tanto o Saeb como o Ideb são limitados e precisam de aperfeiçoamentos. E por conta disso os resultados precisam ser interpretados com cautela. 

No Saeb, por exemplo, que é uma prova de português e matemática, aplicada a cada dois anos para os alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, das escolas públicas e privadas, um dos destaques foi o aumento de estudantes com níveis de alfabetização abaixo do esperado para a idade no 2º ano do ensino fundamental. A proporção dobrou, passando de 15,5%, em 2019, para 33,8%, no ano passado. O resultado nesta etapa foi atribuído por especialistas ao fechamento das escolas e às dificuldades de acesso dos alunos ao ensino remoto

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