Reitoria da UFSC se compromete a conceder função gratificada permanente para chefes de departamento no campus Curitibanos

A conquista foi resultado de um pedido da Apufsc-Sindical enviado à Reitoria no dia 5 de setembro por meio de ofício

No dia 16 de setembro, em encontro da Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a comunidade acadêmica do campus de Curitibanos, o reitor Irineu Manoel de Souza deu resposta positiva à solicitação de que a universidade conceda Função Gratificada (FG) permanente aos chefes de departamento do campus. A conquista foi resultado de um pedido da Apufsc-Sindical enviado à Reitoria no dia 5 de setembro por meio de ofício. 

No início deste mês, professores do Departamento de Ciências Naturais e Sociais (CNS) filiados à Apufsc encaminharam a reivindicação à Diretoria, pedindo apoio nas tratativas. O presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques, enviou um ofício à Reitoria solicitando avaliação e manifestação sobre o assunto. Em visita a Curitibanos, o reitor Irineu se comprometeu a conceder o benefício não só ao CNS, mas a todos os departamentos de ensino do campus. 

Até então, o CNS intercalava a função gratificada com outro departamento do Centro de Ciências Rurais, de modo que, quando um chefe de departamento estava com o benefício, o outro não. Esse procedimento havia sido combinado em 2016, como uma situação temporária. Porém, após seis anos e tentativas de tratativas com a Reitoria, as FGs permanentes aos departamentos do campus ainda não haviam sido concedidas. 

Agora, segundo a assessoria de comunicação da UFSC, todos os chefes foram nomeados com FG4, a única função disponível. A estratégia consiste em realizar a nomeação e, na sequência, submeter ao Ministério da Educação (MEC) o pedido de complementação ou troca de funções. A comunicação da universidade ainda explica que este processo de mudança de coordenadoria especial para departamento continua na fila do Conselho Universitário (CUn), mas há dificuldade na criação de novos departamentos sem número mínimo de docentes exigidos, ou mesmo por falta de FG1. Entretanto, o cenário deve mudar conforme as negociações com o MEC avancem.

As funções gratificadas devem ser concedidas com as nomeações dos chefes de departamento, publicadas por meio do Boletim Oficial da UFSC. 

Imprensa Apufsc