Mais de 80% dos cursos da UFSC avaliados pelo Enade 2021 atingem notas máximas

Para a pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, os resultados do Enade 2021 evidenciam a qualidade dos cursos de graduação da universidade

Pelo menos 25 dos 30 cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) avaliados no ciclo de 2021 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) atingiram notas 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Destes, dez são considerados destaque pelo nível de excelência. Em um ano marcado pelos efeitos da pandemia na educação, os resultados indicam o compromisso da instituição com a formação de qualidade.

A cada ano, o Enade avalia os alunos concluintes de um grupo de cursos de diferentes áreas de conhecimento e eixos tecnológicos, na forma de um rodízio. A avaliação tem ciclos trienais, ou seja, os cursos são reavaliados a cada três anos. Nesse ciclo, cursos de licenciatura e bacharelado, tanto na modalidade presencial como a distância, passaram pela avaliação. A UFSC também se destacou com as notas mais altas do país em diversas áreas de ensino. A licenciatura em Ciências Biológicas obteve a segunda melhor avaliação do país, num universo de 467 cursos avaliados.

O bacharelado em Química, com nota máxima, foi considerado o terceiro melhor do país, conforme a avaliação. A licenciatura em Química do campus de Blumenau também se destacou com a sexta melhor nota. A licenciatura em Letras-Inglês foi outro destaque, com uma avaliação que o coloca como o quarto melhor do país. Já a licenciatura em História obteve a sétima melhor nota entre todos os cursos do Brasil.

Para a pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, os resultados do Enade 2021 evidenciam a qualidade dos cursos de graduação da UFSC. “Esse resultado é fruto da dedicação de docentes, TAEs e estudantes que atuam no ensino, na pesquisa e na extensão e colocam nossa universidade com a maioria dos cursos avaliados com notas 4 e 5, consideradas acima da média. Muitos dos cursos avaliados figuram entre os melhores do país. Mesmo com as adversidades enfrentadas nos últimos anos, tanto relacionadas à pandemia quanto ao financiamento da universidade pública, essa avaliação revela o comprometimento de todos que estão envolvidos com os cursos de graduação da UFSC”.

Leia na íntegra: Notícias UFSC