Capes oferece 12 mestrados profissionais a professores

Ao todo, mais de 5 mil vagas serão ofertadas para professores em exercício na rede pública de educação básica brasileira

A Capes autorizou a abertura dos editais da Chamada 2022/2023 do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEb). Para participar, os educadores precisam estar atuando em sala de aula durante todo o período do curso. Serão oferecidos cursos em 12 áreas, com o total de 5.005 vagas. Cada um tem suas especificidades e os detalhes podem ser acessados nas páginas de cada área do programa.

Os mestrados profissionais a serem oferecidos são nas seguintes áreas: Matemática (ProfMat), Ensino de Física (ProFís), Letras (ProfLetras), Artes (ProfArtes), História (ProfHistória), Ensino de Biologia (ProfBio), Química (ProfQui), Filosofia (ProFilo), Sociologia (ProfSocio), Educação Física (ProEF) e Ensino de Geografia (ProfGeo). Há ainda o curso de Educação Inclusiva (ProfEI), porém, esse só lançará edital em 2023.

Sobre o ProEb

Buscando a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas de educação básica, o ProEb promove a formação continuada de professores, no nível de pós-graduação stricto sensu. Além disso, institui uma rede nacional para a oferta dos cursos, que são promovidos por instituições de ensino superior públicas de tradição na área de formação de professores. O programa também valoriza as experiências adquiridas com a prática, ao mesmo tempo em que aponta perspectivas de mudanças e respostas aos problemas do cotidiano da escola e da sociedade.

Fonte: Jornal da Ciência