“Ciência e educação são investimentos e devem ser priodade”, defende Helena Nader, presidente da ABC

Helena é a primeira mulher à frente da Academia Brasileira de Ciências

Helena Nader é destaque internacional nas ciências biológicas e defensora da ciência brasileira. A professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) carrega um currículo extenso não apenas no laboratório, mas também na administração e avanço das instituições de pesquisa.

Em entrevista ao jornal O Povo, ela analisa o atual cenário da educação e da ciência no Brasil. “O estado democrático de direito não é só ter o direito de ir e vir. É ter o direito de usufruir de tudo que a ciência pode me dar.”

A biomédica reconhece estar sofrendo “bullying machista” após assumir a presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo na instituição que tem 106 anos de história. Nessa semana, ela foi ainda reeleita copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências, que comandará ao lado de Karen Strier (EUA). Será a primeira vez que a instituição terá presidência de duas mulheres.

Para Helena, o país precisa percorrer um longo caminho para combater desigualdades. “A gente precisa enfrentar isso e ensinar, porque isso você ensina às crianças que depois vão se tornar pais e mães e aí vão ensinar aos seus filhos que o respeito ao outro é fundamental”, afirma.

Leia na íntegra: O Povo