Pesquisadora da UFSC ganha prêmio nacional por estudo sobre transparência no jornalismo

Dissertação foi apontada como a melhor do Brasil em Jornalismo pelo prêmio Adelmo Genro Filho

Com uma pesquisa sobre a transparência e o seu papel no jornalismo, a dissertação da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Denise Becker, foi apontada como a melhor do Brasil na área pelo prêmio Adelmo Genro Filho, concedido pela Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo.

O estudo foi defendido em setembro de 2021, com o título “Transparência como valor e prática: contribuições do Projeto Credibilidade para o jornalismo brasileiro”, com orientação do professor Rogério Christofoletti, do Observatório da Ética Jornalística (Objethos).

Denise Becker (Foto: Agecom UFSC/Divulgação)

A pesquisa de Denise desenvolve a ideia de que a transparência jornalística é um valor fundamental para explicar o processo e a procedência da informação. “Isso requer uma disposição para abertura das organizações de notícias e de jornalistas”, pontua ela, que analisou três veículos de referência no Brasil – a Folha de São Paulo, o Poder 360 e O Povo.

“São três redações de referência no Brasil, com estilos diferentes, mas que adotam os protocolos de transparência The Trust Project, Projeto Credibilidade. Esse foi o critério principal de seleção, essencialmente porque o Projeto Credibilidade, aqui no Brasil, é quem fornece a metodologia de trabalho e orientações sobre a adoção da transparência e indicadores de credibilidade”, explica.

Leia mais: Notícias UFSC