Coletânea sobre democracia é lançada na sede da Apufsc no campus Florianópolis

Livro discute a importância do trabalho de profissionais de diferentes áreas do conhecimento a respeito da democracia e dos seus avanços e retrocessos nos tempos atuais

A coletânea Democracia em tempos difíceis: interdisciplinaridade, política e subjetividades foi lançada nesta quinta-feira, dia 29, na sede da Apufsc em Florianópolis. No evento, houve debate com professores da UFSC. A obra trata de reflexões e pesquisas realizadas por profissionais de áreas do conhecimento como história, psicologia, biologia, ciências sociais, psicanálise, educação. A organização é da professora Mériti de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Na coletânea, discute-se, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, a importância do trabalho de profissionais de diferentes áreas do conhecimento a respeito da democracia e dos seus avanços e retrocessos nos tempos atuais nos diversos campos sociais, culturais, institucionais e subjetivos. A obra considera a confluência de teorias para a compreensão da sua questão central: as dificuldades atuais envolvendo a democracia nas suas interfaces com a política, as subjetividades e o conhecimento.

“Mesmo as sociedades denominadas democracias consolidadas estão a experimentar o incessante recrudescer da discriminação de gênero e de raça. Esses são alguns, dentre muitos outros aspectos que explicitam as vicissitudes para a manutenção dos pressupostos democráticos em diferentes regiões do mundo”, afirma a professora.

Fonte: Notícias UFSC