Farmácia Escola UFSC é reinaugurada nesta sexta-feira, dia 30

Farmácia também atuará em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, desenvolvendo serviços farmacêuticos para a dispensação de medicamentos de acesso judicial

A Farmácia Escola UFSC inaugura novos serviços à população a partir de sexta-feira, dia 30.  A Farmácia Escola, estrutura que comemora, em 2022, 35 anos de criação, é um Centro de Referência em Assistência Farmacêutica e integra o programa de extensão do curso de Graduação em Farmácia.

Segundo o coordenador Luciano Soares, a Farmácia Escola UFSC passa a desenvolver variados projetos no campo da saúde. “Entre as iniciativas, destaca-se o atendimento de usuários que precisam de auxílio ou de informações sobre o acesso a medicamentos na rede de atenção à saúde de Florianópolis. Inclui-se serviços como a análise das prescrições, das necessidades dos usuários, a disponibilidade ou não dos medicamentos ou de seus equivalentes no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o repasse de informações que auxiliem na obtenção dos medicamentos pelas vias previstas na política pública”, explica o professor.

Nessa nova etapa, entre outros projetos, a Farmácia Escola UFSC também atuará em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/SC), desenvolvendo os serviços farmacêuticos para a dispensação de medicamentos de acesso judicial aos pacientes de Florianópolis, sendo que os atendimentos ocorrerão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 17h.

Ainda como Centro de Referência em Assistência Farmacêutica, a Farmácia Escola UFSC realiza estudos e análises das políticas públicas relacionadas com o tema, especialmente sob o ponto de vista da garantia do acesso da população aos serviços, aos medicamentos e às demais tecnologias em saúde, sejam elas políticas nacionais, estaduais ou municipais.  A Farmácia Escola UFSC realiza, ainda, trabalhos técnicos e ações de qualificação profissional.

Para o futuro próximo, está prevista a estruturação de serviço de Farmácia Clínica Ambulatorial, em parceria com o Hospital Universitário da UFSC, bem como de serviço voltado à avaliação e à orientação sobre melhores práticas e usos da chamada farmácia caseira – medicamentos que as pessoas mantêm em casa –, visando contribuir para a melhoria das condições de armazenamento, uso seguro e descarte adequado desses produtos. 

Acesso judicializado a medicamentos

Dentro do município de Florianópolis, a Farmácia Escola UFSC é responsável por dispensar medicamentos de acesso judicial. “A iniciativa tem diálogo com a defesa do direito à saúde, do SUS como política social e da garantia de acesso à atenção à saúde em tratamentos com medicamentos por meio da Política Nacional de Assistência Farmacêutica”, reforça Luciano Soares, coordenador da Farmácia Escola e professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFSC.

“Mesmo com a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que estruturou o acesso no Brasil a partir de 2004, a demanda judicial por medicamentos é uma realidade no país. Partimos do princípio que as pessoas que recebem medicamentos por essa via, precisam de atenção à saúde, de forma que os tratamentos que realizam resultem no melhor desfecho possível. Dessa forma, nossa decisão foi de construir um modelo de serviço farmacêutico que contribua com os resultados positivos para a recuperação e manutenção da saúde das pessoas recebendo estes medicamentos”, ressalta Luciano.

O acesso judicializado se dá por diversos motivos, incluindo distorções no sistema de saúde, seja por prescrições de medicamentos diferentes dos equivalentes terapêuticos disponibilizados no SUS, seja pela falta de medicamentos que deveriam estar disponíveis quando o paciente demanda, ou mesmo por lacunas na cobertura de tratamentos, para os quais não há previsão de medicamentos no SUS, entre outros fatores.

As ações judiciais costumam ser contra o Estado de Santa Catarina, que, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) compra e distribui esses medicamentos à população. “O Estado pactuou com os municípios para que dispensem os medicamentos para os seus cidadãos. Em Florianópolis, a dispensação ocorre no Centro de Referência em Assistência Farmacêutica – Farmácia Escola UFSC”, explica Luciano.

Histórico

A UFSC conta com um serviço de farmácia universitária desde 1987, após reivindicação dos estudantes por um laboratório didático que funcionasse como campo de estágio. Ao longo dos anos, a Farmácia enfrentou dificuldades para funcionar, devido à escassez de recursos, e firmou diversos convênios, que possibilitaram seu funcionamento como serviço à sociedade.

Entre 1990 e 2008 a Farmácia Escola foi conveniada com o SESI, e de 2008 a 2020, com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). O serviço, durante o convênio com a Prefeitura, dispensou medicamentos do Componente Especializado (altos preços), e chegou a atender cerca de 8 mil pacientes no mês. Hoje esse serviço é administrado apenas pela Prefeitura, na Farmácia Especializada da PMF, localizado no bairro do Estreito.

A partir de 2020, com o fim do convênio com a PMF, a Farmácia Escola iniciou a reforma e obtenção de alvará sanitário e reestruturação da proposta, de forma integrada à reforma curricular do Curso de Farmácia, integrando o Programa para Curricularização da Extensão do curso.

O Centro de Referência em Assistência Farmacêutica – Farmácia Escola UFSC conta com a atuação de sete professores com titulação de doutorado, 4 farmacêuticas, sendo uma delas com doutorado e duas com mestrado, além de estudantes de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), para desenvolver as atividades disponibilizadas à sociedade catarinense.

Fonte: Notícias da UFSC