Acesso ao restaurante da UFSC em Florianópolis será feito apenas por cartão

A direção do RU elaborou um cronograma no qual a quantidade de passes de papel vendidos aos usuários será reduzida progressivamente ao longo do mês de outubro

A partir de 7 de novembro de 2022, o acesso ao Restaurante Universitário (RU) do campus de Florianópolis será feito exclusivamente com um cartão que utilizará um sistema de créditos e débitos semelhante ao do cartão bancário. O acesso com passe de papel não será mais possível após esta data, mas a mudança será gradual: haverá um período de transição em que as duas modalidades serão aceitas.

A direção do RU elaborou um cronograma no qual a quantidade de passes de papel vendidos aos usuários será reduzida progressivamente ao longo do mês de outubro (veja cronograma ao final da matéria).

A pró-reitora de Permanência e Assuntos Estudantis, professora Simone Sobral Sampaio, aponta os benefícios da mudança: “A modernização e eficiência do sistema de acesso ao maior RU da UFSC contribui de maneira significativa pela sua praticidade e economicidade. Com ele, além de agilizar a entrada no RU, a universidade eliminará as despesas com a venda de passes e o transporte de valores, ambos feitos por empresas contratadas para estes fins”.

A mudança foi bem recebida pela Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC. “Ficamos muito contentes com essa alteração, visto que a produção de papel tem impactos ambientais significativos, com consumo de água e energia, além do uso de madeira de áreas de reflorestamento e produtos químicos”, afirma a coordenadora, Anna Cecília Petrassi. Ela aproveita para divulgar a Pesquisa do uso do Papel na UFSC“, que tem entre seus objetivos entender o consumo de papel na universidade e a partir desse diagnóstico propor diretrizes, instruções e campanhas educativas sobre o tema.

A adoção do cartão será feita simultaneamente ao uso dos passes – nos próximos dias, as catracas do RU serão habilitadas para lançar o débito do valor da refeição no cartão do usuário. Para carregar os créditos, o usuário deverá emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la em banco. O passo a passo para emissão da GRU está publicado na página do Restaurante Universitário.

A guia é emitida no site passeru.ufsc.br (menu “Gerar GRU”). Após indicar a quantidade de passes a serem adquiridos, a GRU pode ser emitida. Valores até R$ 50,00 deverão ser pagos no Banco do Brasil e valores superiores poderão ser quitados em qualquer banco, até a data do vencimento. Após a compensação bancária do pagamento, o valor será creditado na conta do usuário em até três dias úteis. De acordo com a Portaria 07/2022/Prae, “o valor creditado é de uso exclusivo, pessoal e intransferível” e “a utilização indevida do cartão de acesso por terceiros será de inteira responsabilidade do titular do cartão”.

Além de estudantes dos quatro níveis de ensino da Universidade e servidores técnico-administrativos e docentes, o RU pode atender excepcionalmente a um público variado formado por dependentes menores de 12 anos; responsáveis por menores de 12 anos; funcionários terceirizados; participantes de eventos e visitas técnicas e membros da comunidade de estudantes indígenas. Os usuários podem realizar uma refeição por período (almoço e jantar) todos os dias.

De acordo com o cronograma elaborado pela direção do RU do campus de Florianópolis, a quantidade de passes de papel vendidos será reduzida progressivamente. Os passes serão aceitos no RU até o dia 6 de novembro, mas quem ainda tiver passes não utilizados além desta data poderá solicitar reembolso.

Cronograma de compra de passes:

– 3/10 a 7/10/2022 poderão ser adquiridos até 28 passes impressos;

– 10/10 a 14/10/2022 poderão ser adquiridos até 14 passes impressos;

– 17/10 a 6/11/2022 poderão ser adquiridos até 2 passes impressos por dia.

Fonte: Notícias UFSC