Editora da UFSC se aproxima de escolas públicas em projeto de doação de livros

O projeto Livro em Movimento vai levar, todos os meses, uma caixa com títulos previamente escolhidos a partir do perfil dos estudantes das escolas selecionadas para a ação

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (Edufsc) lançou um projeto para se aproximar dos jovens da rede pública a partir da doação de livros. O projeto Livro em Movimento vai levar, todos os meses, uma caixa com títulos previamente escolhidos a partir do perfil dos estudantes das escolas selecionadas para a ação. Uma equipe da editora irá fazer a entrega e conversar com os alunos e profissionais das escolas sobre a importância da leitura.

O professor Waldir Rampinelli, diretor executivo da Edufsc, explica que o projeto é uma ação solidária, mas também uma iniciativa para incentivar a leitura. A primeira entrega ocorreu no dia 21 de setembro, no Museu do Lixo de Florianópolis. Instalado pela Comcap em 2003, o museu desenvolve atividades de educação ambiental – entre elas a restauração de livros recolhidos pela cidade, que são colocados em uma estante antes de serem destinados a bibliotecas.

Entrega de livros no Museu do Lixo da Comcap (Foto: Agecom UFSC/Divulgação)

Obras de literatura, livros de conto, de história e outras áreas do conhecimento fazem parte do catálogo da Edufsc, cuja equipe fará uma curadoria direcionada a cada unidade que aderir ao projeto. Em outubro, por exemplo, a biblioteca da Escola Básica Municipal Tapera, no Sul da Ilha, será atendida com uma caixa de livros que poderão ser emprestados para a comunidade.

Leia na íntegra: Notícias UFSC