Conheça o Observatório das Eleições 2022, iniciativa da SBPC

Entidade intensifica debates sobre CT&I, Educação, Saúde, Economia e Democracia disponibiliza em seu portal espaço com documentos, análises, artigos e notícias

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) disponibiliza em seu portal o Observatório das Eleições 2022, uma página que reúne documentos, análises, artigos e notícias sobre as eleições e com propostas para a próxima gestão.

Assim como foi feito em 2018, o objetivo da inciativa é promover o debate sobre pautas para CT&I, Educação, Saúde, Economia e Democracia e levar ao público eleitor as melhores informações sobre políticas públicas e os candidatos ao pleito de 2022.

De março a junho, por exemplo, a entidade realizou 13 seminários temáticos na série “Projeto para um novo Brasil”, que resultou em um caderno com o mesmo nome, com diretrizes e propostas de políticas públicas. Os eventos trataram de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do País e tinham por objetivo engajar a comunidade científica a propor políticas públicas para os próximos anos, com a elaboração do documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição.  Os painéis online foram transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube.

Como já é tradição nas reuniões anuais da SBPC, em julho a entidade realizou durante sua 74ª Reunião Anual, na Universidade de Brasília (UnB), o Encontro com os presidenciáveis. Neste ano foram convidados os três candidatos com maior intenção de votos até junho de 2022, de acordo com as pesquisas públicas, para falar sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.  No dia 28 de julho, recebeu Luiz Inácio da Silva e no dia seguinte, Ciro Gomes. Jair Bolsonaro justificou a ausência por problemas de agenda.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência