Só educação não elimina desigualdade, mostra estudo

Parcela de menor renda da população tem salário inferior mesmo com nível de educação igual ao da fatia mais rica, mostra o jornal Valor Econômico

Apesar da melhora da oferta de ensino em todos os níveis no país, os 10% mais ricos seguem ganhando até 50% mais que a média dos 50% mais pobres para um mesmo nível de educação.

Essa diferença é maior ainda entre homens e mulheres. Eles ganham, sempre em média, 100% a mais que elas se ambos têm nível superior completo, 200% no caso do ensino médio completo e praticamente 250% para o caso do ensino fundamental completo. Já a diferença entre brancos e amarelos em relação a pretos, pardos e indígenas também fica perto de 50% para os três níveis de ensino.

Estes são alguns dos resultados de um estudo recém-publicado por economistas brasileiros da Universidade de Zurique e da USP com dados entre 1980 e 2021. O levantamento usa o Censo Demográfico e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) para calcular o prêmio salarial para cada nível educacional, ou seja, o quanto uma pessoa deve esperar ganhar a mais caso tenha completado um determinado patamar de estudo, em relação aos que não chegaram ao mesmo nível.

Leia na íntegra: Valor Econômico