No Senado, Comissão de Ciência e Tecnologia critica cortes na área

Audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia ouviu especialistas da área sobre os mais recentes cortes orçamentários no setor

O Brasil investirá menos de 1% do PIB em ciência e tecnologia no próximo ano. A preocupação com a redução orçamentária para o setor foi tema de audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado nesta quarta-feira, dia 26. Segundo alertou o senador Jean Paul Prates (PT-RN), que presidiu a sessão, os cortes ameaçam o desenvolvimento do Brasil e a capacidade de gerar trabalho, renda, riqueza e bem-estar social para a população.

“O governo Bolsonaro nem tenta disfarçar seu descaso e antipatia pela pesquisa científica e tecnológica. Basta ver como ele se comportou durante a pandemia, negando a ciência e as vacinas”, aponta o senador.

A comissão lembrou ainda que, entre integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média de investimento no setor é de 2,68% do PIB, todos os anos. Em janeiro deste ano, o Brasil recebeu o sinal verde para sua entrada na OCDE — no entanto, é preciso cumprir, em até cinco anos, uma série de exigências, sendo uma delas o montante de investimentos em tecnologia.

Leia na íntegra: Correio Braziliense