Em discursos após resultado das eleições, Lula se compromete a retomar investimentos na educação

“Foi uma campanha daquelas pessoas que amam a educação, daquelas pessoas que amam ciência e tecnologia”, disse o presidente eleito na Avenida Paulista na noite deste domingo, dia 30

Tanto no pronunciamento feito à imprensa logo após a confirmação do resultado das eleições quanto no discurso na Avenida Paulista, em São Paulo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a educação. Se compromoteu a retomar programas de acesso à universidade e investimentos na área.

Em seu primeiro discurso, Lula afirmou: “O povo brasileiro mostrou hoje que deseja mais do que exercer o direito sagrado de escolher quem vai governar a sua vida. Ele quer participar ativamente das decisões do governo. O povo brasileiro mostrou hoje que deseja mais do que o direito de apenas protestar que está com fome, que não há emprego, que o seu salário é insuficiente para viver com dignidade, que não tem acesso a saúde e educação, que lhe falta um teto para viver e criar seus filhos em segurança, que não há nenhuma perspectiva de futuro”.

Completou dizendo que “o povo brasileiro quer viver bem, comer bem, morar bem. Quer um bom emprego, um salário reajustado sempre acima da inflação, quer ter saúde, educação e políticas públicas de qualidade”.

O presidente eleito se comprometeu ainda a retomar a participação popular sobre esses assuntos: “Também é mais do que urgente retomar o diálogo entre o povo e o governo. Por isso vamos trazer de volta as conferências nacionais. Para que os interessados elejam suas prioridades e apresentem ao governo sugestões de políticas públicas para cada área: educação, saúde, segurança, direitos da mulher, igualdade racial, juventude, habitação, cultura e tantas outras”.

Confira o pronunciamento na íntegra:

Na Avenida Paulista, em um discurso para milhares de eleitores, Lula falou também sobre o acesso ao ensino: “Vai ter Prouni outra vez, vai ter Fies, vai ter Reuni, vai ter Pronatec. Ninguém venha me dizer que a gente não pode colocar dinheiro na educação, que é gasto. Investir em educação não é gasto, é investimento no futuro desse país”.

O presidente eleito disse ainda: “Foi uma campanha daquelas pessoas que amam a educação, daquelas pessoas que amam ciência e tecnologia, daquelas pessoas que amam a cultura, daquelas pessoas que querem mais cultura, daquelas pessoas que querem trabalhar e ser remuneradas de forma decente, daquela mulher que quer um salário igual ao homem, exercendo a mesma função”.

::: Confira a íntegra do discurso de Lula na Avenida Paulista

Na semana passada, em Minas Gerais, Lula já havia dito que, num novo governo, programas educacionais como Prouni e Fies “voltarão com força”. Ele lembrou que o ensino superior, que tinha um perfil majoritariamente branco e com os pobres sem acesso a vagas nas instituições públicas, já se transformou e hoje tem 51% dos estudantes pretos e pardos. Lula destacou que “a universidade agora é para todos” e mostra a cara da sociedade brasileira. “Mudou a qualidade e mudou a cor”.

O ex-presidente disse que não existe na história da humanidade nenhum país que se desenvolveu sem fazer investimento na educação. “Nós temos que fazer hoje, no século 21, o investimento que não foi feito no século 20. Educação não é gasto, é investimento. E quanto mais investir, vai melhorar qualidade dos produtos brasileiros, a qualidade da produção e daqui a pouco estamos exportando inteligência e conhecimento”, afirmou.

Imprensa Apufsc