Ciência tenta reaver com Lula verbas para pesquisa

Corte de recursos em fundo científico atinge setor até 2026

O dia 29 de agosto foi de más notícias para a ciência brasileira. Foi nessa data que o Diário Oficial da União publicou uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que bloqueou recursos do que é considerado o principal fundo de financiamento à inovação do país, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). As restrições entraram logo em vigor e, pelo texto, durarão até 2026.

Com a derrota de Bolsonaro nas urnas, no entanto, a expectativa entre acadêmicos e pesquisadores é que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua equipe de transição façam gestões para reverter os efeitos da MP 1.136.

Cientistas afirmam que manter o FNDCT engessado e limitado pelos próximos quatro anos afetará o andamento de pesquisas e projetos importantes em universidades federais e em outras instituições.

Entre eles, estudos sobre doenças emergentes a e sobre os efeitos pós-covid, novas estações de pesquisas na Amazônia e até a maior estrutura científica do Brasil, o projeto Sirius.

O problema é como fazer caber no projeto de Orçamento já apertado de 2023 as promessas de campanha de Lula e as demandas de vários setores, entre eles o da ciência brasileira.

Leia na íntegra: Valor Econômico