Livro na Praça terá encontro sobre colonialismo português nesta sexta-feira

“As duas faces da moeda: as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português”, de Waldir José Rampinelli, será a obra apresentada no evento

A próxima edição do projeto Livro na Praça, que acontece nesta sexta-feira, dia 11, terá a apresentação do livro “As duas faces da moeda: as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português”, de Waldir José Rampinelli. Promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), o evento será às 18h, na Igrejinha da UFSC. Neste mês, o tema do projeto é história do Brasil.

Na obra, Rampinelli busca desvendar dois mitos da história do Brasil: um na política, Juscelino Kubitschek, e outro nas ciências sociais, Gilberto Freyre. Tanto JK quanto Gilberto Freyre, conforme mostra o autor no livro, apoiaram integralmente o colonialismo português na África. “Por que o mito precisa ser desvendado? Porque o mito é antipolítico. E, para tanto, é preciso tirar toda a venda que existe nele”, afirmou Rampinelli em entrevista para o Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA).

Waldir José Rampinelli é mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e doutor em Ciências Sociais e Políticas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua como professor no Departamento de História da UFSC e como diretor na EdUFSC. Além de “As duas faces da moeda: as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português”, também é autor das obras “O menino que vê o mundo: confidências sobre os imigrantes italianos”“Evangelho e Manifesto: na religião e na política”, “O que a mídia esconde: crônicas na Rádio Onda Jovem” e “Os Botões da Batina”.

Desde setembro, projeto Livro na Praça acontece semanalmente às sextas-feiras, na Praça Santos Dumont, Teatro Carmem Fossari ou Igrejinha da UFSC. O evento, promovido pela EdUFSC, organiza o encontro de autores com leitores, no qual o autor convidado da semana faz uma apresentação de cerca de 40 minutos, em linguagem acessível, e debate a obra com os presentes.

De acordo com Rampinelli, o objetivo do projeto Livro na Praça, que tem como lema “Ler para se libertar”, é popularizar o livro. Por isso, durante o evento, são vendidos títulos com preços promocionais a partir de R$ 3. “Um livro embaixo do braço é sempre uma mudança na cabeça das pessoas”, defende o professor.

SINOPSE

Este livro trata das relações entre os governos de Juscelino Kubitschek e Oliveira Salazar. A sagacidade e a cooptação da longeva ditadura portuguesa levaram um presidente democrata brasileiro a apoiar a tese de que Portugal começava no Minho e terminava no Timor. Razões diversas, expostas neste trabalho, explicam as intervenções da diplomacia brasileira na defesa da manutenção do status quo colonial lusitano. Por sua vez, o sociólogo Gilberto Freyre, com a teoria “luso-tropicalista”, também colaborou para o estreitamento das relações entre os dois países, dando um caráter civilizatório às conquistas ultramarinas de Lisboa. Suas teses caíram como uma luva para a ditadura salazarista, sendo largamente utilizadas na formação da elite administrativa das colônias. Escrita em linguagem envolvente, esta obra de Waldir José Rampinelli expõe a história oficial contemporânea à luz de novas verdades.

Confira a programação completa do projeto Livro na Praça

NOVEMBRO | História do Brasil

Dia 11 – As duas faces da moeda – as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português
Autor: Waldir José Rampinelli

Dia 18 – A batalha de papel: a charge como arma na guerra contra o Paraguai
Autor: Mauro César Silveira
Expositor: Luiz Felipe Zimmermann

Dia 25 – Uma ilusão de desenvolvimento – nacionalismo e dominação burguesa nos anos JK 
Autor: Lúcio Flávio de Almeida
Expositor: Nildo Ouriques

DEZEMBRO | Jornalismo Alternativo

Dia 2 – Líricas: a palavra amorosa do cotidiano
Autora: jornalista Elaine Tavares

Dia 9 – A rebelião do vivido no jornalismo independente de Florianópolis
Organizadora: Miriam Santini de Abreu
Expositora: jornalista Paula Guimarães

Dia 16 – Falsa compreensão do que seja mídia independente
Expositora: jornalista Rosângela Bion de Assis

Lais Godinho
Imprensa Apufsc