COP 27: Em entrevista à Rádio Cairo Internacional, professor da UFSC fala sobre gestão de conflitos ambientais

Harrysson Luiz da Silva é professor do Departamento de Geociências e coordenador da Rede Internacional de Pesquisa em Resiliência Climática (Riperc)

Dando início à cobertura da COP 27, que vai de 6 a 18 de novembro no Egito, a Rádio Cairo Internacional tem feito uma série de entrevistas sobre questões climáticas. Na última sexta-feira, dia 4, Harrysson Luiz da Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) filiado à Apufsc-Sindical, e coordenador da Rede Internacional de Pesquisa em Resiliência Climática (Riperc), participou da programação da rádio, falando sobre novas perspectivas ambientais e gestão de conflitos.

“Luto para que a ciência seja instrumento para transformação da nossa realidade de forma incondicional”, iniciou o professor do Departamento de Geociências da UFSC. Harrysson falou de sua experiência na perspectiva de resolução de conflitos ambientais e fez um retrospecto sobre o assunto. “Estamos desde tempos imemoriais descutindo os mesmos problemas de formas diferentes como se fossem novidades, surpresas ou desafios desconhecidos, e até agora continuamos com algumas matrizes de pensamento e ação que não nos fizeram avançar em torno de uma perspectiva comum”, lamentou.

“Estamos há 20 anos apontando soluções para gestão de conflitos ambientais que sequer são consideradas na esfera política dos diferentes países e mesmo no Brasil. Precisamos ter compreensão de quem somos de forma empática”, sugeriu o professor, que completou:

“Precisamos de um novo contrato social global. Temos que nos integrar em nossas diferenças para formar um consenso”.

Também participou da entrevista o brasileiro Felipe Ribeiro, pesquisador em manejo e recomposição de ecossistemas naturais na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados) e coordenador do Web Ambiente.

Confira na íntegra:

Reconhecimento local e internacional

A Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município de Barra Velha, em Santa Catarina, homenageou o professor Harrysson Luiz da Silva com a Medalha de Defesa Civil Laurita Pedroso de Oliveira. A entrega da honraria será no Plenário da Câmara de Vereadores da cidade dia 6 de dezembro. Para o professor, a homenagem é muito representativa, principalmente em um momento em que as universidades e a ciência vem sendo atacadas em todo o país.

No mês de agosto, o professor Harrysson foi premiado pelo Senado da Argentina como líder para o desenvolvimento da América Latina.

Harrysson Luiz da Silva (à esquerda) recebe homenagem do Senado argentino (Foto: Arquivo Pessoal)

::: Leia também:
Professora da UFSC recebe premiação internacional e é convidada para a COP 27

Imprensa Apufsc