Eliane Debus, professora da UFSC, é homenageada com Medalha Cruz e Sousa 2022

Atualmente à frente da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArte) da universidade, Eliane Debus tem graduação em Letras, mestrado em Literatura e doutorado em Linguística e Letras

A professora Eliane Santana Dias Debus, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é um dos nomes agraciados com a Medalha Cruz e Sousa 2022. A lista de homenageados foi divulgada na última quinta-feira, dia 3, pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). O processo de escolha passou por uma consulta popular pela internet e, depois, houve validação dos vencedores pelo Conselho. A entrega da honraria será realizada em uma solenidade marcada para o dia 24 de novembro, no Palácio Cruz e Sousa, data de aniversário do poeta simbolista.

Atualmente à frente da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArte) da universidade, Eliane Debus tem graduação em Letras – Licenciatura Português e Inglês, mestrado em Literatura pela UFSC, doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Na Federal de Santa Catarina, é docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Estudos da Tradução. É líder do Literalise: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, membro integrante dos grupos de pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas Culturais para crianças e Produções Culturais para crianças.

Professora Eliane Debus atualmente está à frente da SeCArte (Foto: Rafaella Whitaker/UFSC)

Como pesquisadora da área de literatura infantil e juvenil, tem vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de livros como “Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido” (2004); “Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil” (2006); “A literatura infantil e juvenil de língua portuguesa: leituras do Brasil e d’além mar” (2008); “Literatura infantil e juvenil: leituras, análises e reflexões” (2010); “Literatura infantil e juvenil – do literário a outras manifestações estéticas” (2016); “A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens” (2017); “Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética” (2018); e “A produção literária de Rogério Andrade Barbosa: da temática africana e afrobrasileira a outros temas” (2018).

Agraciados com Medalha Cruz e Sousa 2022:

Carlos Antônio Falcão Cavalcanti Lins
Edsoul Amaral)
Eliane Debus
Mapi Cravo
Robson Benta
Sérgio Adriano H
Fritz Müller – in memoriam
Sociedade Beneficente Kênia Clube

Fonte: Notícias UFSC