Em nova reunião, UFSC e Unimed não chegam a um acordo sobre reajuste do plano de saúde

Apufsc-Sindical participa das reuniões sobre o tema. Contrato atual se encerra no dia 30 de novembro

Na tarde desta segunda-feira, dia 7, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou mais uma reunião com a Unimed para tratar da renovação do contrato do plano de saúde dos servidores. No quarto encontro entre as partes, além de setores da universidade, estiveram presentes entidades sindicais. Uma nova reunião deverá ser marcada, já que a UFSC ainda tenta negociar uma porcentagem abaixo do que a proposta pela empresa. O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, participou da discussão no Gabinete da Reitoria.

Em um primeiro momento, a Unimed sugeriu um reajuste de acordo com a previsão do contrato antigo, o qual estipulava um correção de 28% na mensalidade dos servidores. O alto valor preocupou as entidades envolvidas, visto que técnicos-administrativos e docentes estão com os salários congelados há sete e cinco anos, respectivamente. A empresa sugeriu então um reajuste de 21% atrelado à adesão compulsória de três programas – OncoClinícas, Atenção Primária à Saúde (APS) e o Concierge Humano -, que teriam o objetivo de diminuir as despesas a longo prazo e melhorar o atendimento médico. Apesar de ter recuado na ideia de retirar uma cláusula do contrato, que preocupava a UFSC, a porcentagem da Unimed ainda é elevada para a universidade.

Tendo em vista a situação, na manhã desta terça-feira, dia 8, a Apufsc-Sindical e o Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc) marcaram um encontro para analisar minuciosamente o contrato e as propostas da Unimed, a fim de levar novos encaminhamentos para a próxima reunião geral. Tradicionalmente, o Departamento de Atenção à Saúde (DAS) era responsável por deliberar sobre o contrato do plano de saúde, porém, devido às propostas apresentadas, entidades sindicais foram convidadas a participar das discussões.

O contrato da UFSC com a Unimed está previsto para se encerrar no dia 30 deste mês. Com as negociações finalizadas, a universidade pretende realizar uma audiência pública para ouvir os beneficiários.

Imprensa Apufsc