Principal evento de pesquisa e extensão da UFSC retorna ao formato presencial apesar das dificuldades financeiras

Sepex não era realizada presencialmente desde 2018. No evento de abertura, vice-reitora Joana Célia dos Passos ressaltou que evento demonstra a essência da universidade

Teve início na tarde desta quarta-feira, dia 9, a 19ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A solenidade de abertura, que aconteceu no auditório da Reitoria, marca o retorno do evento presencial após dois anos de pandemia da covid-19 e o cancelamento em 2019 por falta de verbas. A programação da Sepex vai até esta sexta-feira, dia 11, com estandes no Centro de Cultura e Eventos, rodas temáticas e outras atividades culturais em diferentes espaços da instiuição. A vice-reitora Joana Célia dos Passos destacou que a universidade mostrada nesta semana é a UFSC que precisa ser vista pela sociedade fora do território da instituição.

Antes de iniciar a cerimônia, Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, pediu um minuto de silêncio em homenagem as vítimas da covid-19, à cantora Gal Costa, que faleceu nesta quarta-feira, e em repúdio às manifestações neonazistas ocorridas recentemente na universidade. Mick enfatizou a alegria de ver o retorno presencialmente da Sepex, organizada em um curto período de tempo devido à mudança de gestão da UFSC, e com poucos recursos financeiros. “Esse é o principal evento que nos conecta com a comunidade.”

A vice-reitora também comemorou a volta da Sepex. “Não é só um evento. É uma atividade que marca e traz para o coração da universidade aquilo que a gente é como instituição, ensino e pesquisa”. Joana ressalta que a participação da comunidade dentro e fora da UFSC é de extrema importância para criar alianças em defesa da ciência e da universidade pública.

“Após tanta afronta à instituição, à universidade pública, com os cortes orçamentários, a gente merece ter um espaço que é um suspiro, um respiro bom”, declarou.

O orçamento reduzido foi um desafio, segundo a organizadora da Sepex, Camila Pagani, mas diferente de 2019, quando a UFSC não realizou a edição 18 por falta de recursos, neste ano a solução foi fazer um evento menor. “A gente tem que resistir de alguma forma”, afirmou. Tradicionalmente, a Sepex reunia entre 150 a 200 estandes. No novo formato, apenas 55 tiveram espaço. A localização deles também é nova. Para conseguir realizar o evento, a organização optou por alocá-los dentro do Centro de Cultura e Eventos.

O apoio de algumas instituições foi imprescindível. “Quando ressurgiu a ideia [da Sepex] a gente questionou se era uma prioridade para o orçamento. Mas aí procuramos alternativas, como a parceria com a Fapeu”, disse a organizadora. Para a vice-reitora, nos próximos anos, é preciso manter, ampliar e assegurar os espaços artísticos, culturais e científicos, como a Sepex.

Programação

Com participação gratuita, até o dia 11 de novembro, das 8h30 até 19h, o hall do Centro de Eventos da UFSC receberá a Feira de Ciências 2022, com 55 estandes nas mais variadas temáticas que levarão informações sobre projetos e atividades científicas aos visitantes. 

A programação da Sepex também contempla rotas temáticas, agregadas por áreas. São nove opções com programação especiais. Ciências Agrárias; Comunicação e Expressão; Desporto; Filosofia, Ciências Humanas e Educação; Física, Matemática, Química e Oceanografia; Tecnologia; Saúde; Reitoria, Pró-reitorias e Secretarias e Colégio de Aplicação. O calendário e roteiro de cada uma delas pode ser conferido aqui.

Outra atração da semana são as atividades culturais, como apresentação de coral, boi de mamão, dos terapeutas da alegria, de alunos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade, Scam e Kyudo. Todas as performances acontecerão durante o dia no Varandão Centro de Cultura e Eventos, exceto a apresentação do Coral Infantil do Colégio de Aplicação (CA), que será no auditório do CA.

A cerimônia de encerramento da 19ª Sepex está programada para ocorrer na próxima sexta-feira, dia 11, no auditório da Reitoria da UFSC, às 10h, com a mesa redonda “Mudanças climáticas: Qual a contribuição da ciência feita na UFSC?”. 

Essa edição da Sepex também marcou o lançamento do projeto Inova UFSC – Rodada de Conexão Interna e Externa, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), em conjunto com o Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova). Com a proposta de explorar os ambientes de inovação e empreendedorismo na Universidade, como laboratórios e centros, a iniciativa teve a primeira palestra logo após a solenidade de abertura da Sepex.

Karol Bernardi
Imprensa Apufsc