Sepex: Feira de Ciências na UFSC tem programação para público infantil

Organização espera 2 mil pessoas por dia durante a 19ª edição da Sepex. Programação encerra nesta sexta-feira

Até esta sexta-feira, dia 11, acontece a Feira de Ciência da 19ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sepex/UFSC), que atrai escolas e famílias de toda região da Grande Florianópolis para apreciar os projetos desenvolvidos na instituição.

São 55 estandes de exposição distribuídos no Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no campus da UFSC em Florianópolis, além de rotas temáticas distribuídas nos centros de ensino, apresentações artísticas e minicursos ministrados ao longo da semana.

Dentre as atividades disponíveis na Feira, as crianças e jovens podem participar de mini-coberturas jornalísticas com a equipe do TJ UFSC, conhecer e brincar com diferentes tipos de insetos, controlar robôs, ver vírus e bactérias em um microscópio, descobrir como são feitos os perfumes e essências aromáticas em laboratórios científicos e, até mesmo, fazer carinho nos cachorros que estão participando do evento.

O estande do PET-Pedagogia é um dos mais visitados pelos pequenos, que adoram acompanhar as rodas de contação de história que acontecem com frequência. A proposta trazida no estande é popularizar a literatura afro-brasileira e apresentar às crianças histórias infantis com protagonismo negro, a fim de combater o racismo estrutural e institucional na educação.

Sônia Vinhote, expositora graduanda do curso de Pedagogia da UFSC comenta que a atividade está sendo feita com o objetivo de “diminuir a ação do racismo, que tem prevalecido na sociedade, por meio do trabalho com as literaturas de autores negros.” Sônia ainda ressalta a importância do incentivo à leitura durante a infância para o desenvolvimento intelectual e crítico. 

É estimado público de 2 mil pessoas por dia durante a feira temática, que iniciou na quarta-feira, dia 9. O evento é gratuito e oferece programação para todas as idades.

::: Mais informações no site da Sepex

Fonte: Notícias UFSC