Livro na Praça aborda a charge como arma na guerra contra o Paraguai

Neste terceiro mês do projeto da EdUFSC, o tema é história do Brasil

A Editora da UFSC (Edufsc) promove nesta sexta-feira, dia 18, às 18h, mais uma edição do projeto Livro na Praça. Dessa vez, o tema será a obra “A batalha de papel: a charge como arma na guerra contra o Paraguai”O autor, Mauro César Silveira, conversará com o público na Igrejinha da UFSC. Também haverá exposição do professor Luiz Felipe Zimmermann, da Escola Básica Guilherme Wiethorn Filho, e apresentação musical do duo La Guitarra.

O livro, publicado em 2015, mostra como o arsenal satírico da imprensa ilustrada da Corte de D. Pedro II foi acionado para deformar a imagem do Paraguai e fincar as raízes da carga de preconceito que ainda recai sobre o país, 140 anos depois do final da Guerra. Resultado da análise de 202 charges publicadas no Rio de Janeiro, entre 1864 e 1870, a obra também revela que o jornalismo brasileiro contribuiu para reforçar uma conhecida história oficial – o episódio da cruzada destinada a libertar um povo oprimido por um tirano cruel e sanguinário, o então presidente Francisco Solano López.

No projeto Livro na Praça, os encontros são temáticos, com um assunto em cada mês. Em setembro, foram apresentadas obras sobre a história de Santa Catarina e, em outubro, sobre a literatura do estado. Neste terceiro mês do projeto, o tema é história do Brasil. Em dezembro, será debatido jornalismo alternativo, e a editora já tem previsão de estender a programação para o próximo ano.

Cronograma

Novembro

Dia 18 – A batalha de papel: a charge como arma na guerra contra o Paraguai
Autor: Mauro César Silveira
Expositor: Luiz Felipe Zimmermann

Dia 25 – Uma ilusão de desenvolvimento – nacionalismo e dominação burguesa nos anos JK
Autor: Lúcio Flávio de Almeida
Expositor: Nildo Ouriques

Dezembro

Dia 2 – Líricas: a palavra amorosa do cotidiano
Autora: Elaine Tavares

Dia 9 – A rebelião do vivido no jornalismo independente de Florianópolis
Organizadora: Miriam Santini de Abreu
Expositora: Paula Guimarães

Dia 16 – Falsa compreensão do que seja mídia independente
Expositora: Rosângela Bion de Assis

Fonte: Notícias UFSC