Inicia o 2° Seminário da Carreira EBTT realizado pelo Proifes-Federação

Evento acontece entre esta quinta-feira e sábado na capital gaúcha. Apufsc participa do seminário

Entre esta quinta-feira, dia 17, e sábado, dia 19, Porto Alegre (RS) sedia o 2° Seminário da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais Públicas de Ensino (EBTT), organizado pelo Proifes-Federação. O evento reúne professoras, professores e especialistas para discutir “Os desafios da carreira do EBTT no cenário pós-pandemia” e aprovar eixos de lutas a serem incorporados na agenda da Federação para o ano de 2023. Representante da Apufsc-Sindical, o professor Camilo Buss Araújo está presente no seminário. O presidente do sindicato, José Guadalupe Fletes, também estará presente.

Estruturado em cinco mesas de debates, além de roda de diálogos e conferências de abertura e de encerramento, o encontro abordará temas como: políticas de valorização da carreira EBTT; contexto político, pedagógico e saúde dos docentes do EBTT na pandemia; novo regime de aposentadoria e Funpresp: efeitos para os servidores públicos; jornada e condições de trabalho (ponto eletrônico, gestão do tempos e locais de exercício docente, portaria 983, IN2 do ME); valorização profissional (manter a isonomia salarial com MS; decreto 1590; RSC; usufruto de licenças, incentivos à qualificação); a carreira do EBTT e os desafios da educação.

Segundo Reginaldo Soeiro, diretor de assuntos educacionais do EBTT do Proifes, o seminário foi pensado com muita atenção para ser um espaço de debates e formulação de propostas de valorização da carreira destes profissionais. “O Proifes-Federação entende a importância da carreira do EBTT e cria as condições para que tenhamos a formação necessária para fazermos a defesa desta carreira. O seminário será um espaço privilegiado para discutirmos de que forma podemos atender melhor aos interesses da sociedade por meio do trabalho que desenvolvemos”, opinou.

Confira a programação abaixo:

Para saber mais

A carreira do EBTT foi criada pela Lei 11.784 de 22 de setembro de 2008 e reestruturada pela Lei 12.772 de 28 de dezembro de 2012. Atualmente, em torno de 50 mil docentes fazem parte da carreira, distribuídos nos 39 institutos federais (670 campi); 24 escolas de aplicação das universidades; 14 escolas militares; o Colégio Pedro II; 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet-RJ e Cefet-MG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A carreira do EBTT tem isonomia com o Magistério Superior, entretanto vem sofrendo duros golpes pelo governo Bolsonaro através de portarias e decretos que visam comprometer a atividade de ensino, pesquisa e extensão e a quebra da isonomia entre as duas carreiras federais – EBTT e MS.

Serviço

2° Seminário da Carreira EBTT
17 a 19 de novembro de 2022
Sede da Adufrgs-Sindical
Rua Barão do Amazonas, 1581, Jardim Botânico, Porto Alegre (RS)

Fonte: Proifes-Federação