Inicia projeto-piloto de implementação de teletrabalho na UFSC

Essa é a última etapa antes da aprovação e adoção do teletrabalho aos técnicos-administrativos em Educação (TAEs) da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciará projetos-piloto para teletrabalho no mês de novembro de 2022. O objetivo é avaliar a proposta de Resolução Normativa elaborada pela Comissão responsável pelo estudo e proposição de política para esta modalidade de trabalho.

Instituída em agosto deste ano, a comissão elaborou a primeira proposição de resolução no início do mês de novembro, após uma audiência pública. Antes de encaminhar a proposta às instâncias deliberativas, no entanto, a comissão optou por realizar experiências práticas para analisar a minuta que normatiza o teletrabalho na universidade.

Proposta própria será testada em Pró-Reitoria e Centro de Ensino

A proposta de teletrabalho que está em fase de testes, antes da implementação, tem uma normatização própria, em respeito à legislação vigente e aos regramentos internos. Para isso, a proposta foi construída em consulta permanente à Procuradoria Federal junto à UFSC e se pautou na manutenção da jornada de trabalho regular dos participantes que tiverem interesse em aderir à modalidade.

O sistema que será utilizado para planejamento, acompanhamento, publicização e controle de atividades e jornada é o Sistema Eletrônico de Controle Social, que está realizando pilotos desde outubro e que finaliza estes testes em dezembro, com previsão de conclusão do sistema para adoção em toda a UFSC em janeiro de 2023.

Por utilizar o Controle Social, os pilotos do teletrabalho ocorrem nos mesmos setores que estão testando a ferramenta: a Pró-Reitoria de Administração (Proad) e o Centro Socioeconômico.

Aprovação e adoção do teletrabalho na UFSC

Os pilotos são a última etapa antes da aprovação e adoção do teletrabalho aos técnicos-administrativos em Educação (TAEs) da UFSC. Após cerca de dois anos em trabalho remoto, devido à pandemia de Covid-19 e suas variantes, a categoria se organizou para desenvolver parte de suas atividades remotamente. Para que estas atividades fossem desenvolvidas em teletrabalho, todavia, fazia-se necessária a regulamentação desta modalidade.

A partir de agosto, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Prodegesp) passou a instituir comissões para analisar, dentre outros temas relacionados à carreira dos TAEs, o teletrabalho. A comissão criada concluiu que o teletrabalho via Programa de Gestão e Desempenho (PGD) vem apresentando muitos problemas nas universidades que aderiram ao programa, além de alterar uma série de atividades institucionais que vão além do teletrabalho e de exigir um sistema para gestão da modalidade complexo e demorado para ser confeccionado.

Em contrapartida, a comissão apresentou à Prodegep e à Reitoria da UFSC uma minuta de regulamentação que normatiza as atividades em teletrabalho sem alteração de jornada e que utiliza o Sistema Eletrônico de Controle Social, que tem previsão de ser concluído em janeiro de 2023.

Dessa forma, a partir de 21 de novembro, os setores da Proad e do CSE que participam dos pilotos de Controle Social passam a testar as modalidades de teletrabalho, aprimorando o fluxo de processos e sugerindo as adequações normativas e de sistema, com a finalidade de, ao ser concluído o Sistema Eletrônico de Controle Social, a UFSC já possuir um sistema para registro e acompanhamento do teletrabalho e uma normativa própria e legalmente respaldada para esta modalidade de trabalho.

Fonte: Notícias UFSC