Nota de pesar: falece o jornalista e poeta Carlos Damião

Damião passou por diferentes veículos de comunicação da Capital e teve uma relação profunda com a UFSC

O jornalista, colunista, cronista e poeta Carlos Damião Werner Martins, de 67 anos, morreu nesta quinta-feira, dia 17, após sofrer uma queda no apartamento em que morava, na Avenida Hercílio Luz, em Florianópolis. As informações são do ND+, um dos veículos em que o jornalista atuou.

Segundo o ND, Damião se recuperava de um longo período de depressão após ser diagnosticado com perda gradativa da visão, resultado de um AVC. O velório ocorre nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 13h, no Crematório Catarinense, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Carlos Damião (Foto: Divulgação)

Atuação e ligação com a UFSC

Natural de São José, Carlos Damião trabalhou em vários veículos de comunicação da Capital, incluindo os jornais alternativos Desterro e Contestado, e também militou na política estudantil nos anos da ditadura militar.

Damião foi editor-chefe do Jornal de Santa Catarina, do jornal O Estado e do AN Capital. Trabalhou no antigo SBT e atuou como colunista do jornal Notícias do Dia, do grupo RIC. Também foi apresentador e comentarista da rádio Guarujá.

Publicou os livros “Força de expressão” (Prêmio Luiz Delfino de Poesia, FCC Edições, 1983), “A palavra imediata” (EdUFSC, 1987), “Dons” (Letras Contemporâneas, 1994), “Alquimia da paixão” (Terceiro Milênio, 1995), todos de poesia, e a biografia “Meyer Filho – Vida & Arte” (FCC, 1996).

Foi participante assíduo do Círculo de Leitura de Florianópolis, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em agosto de 1999, José Saramago foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa pela UFSC. Durante sua estada em Florianópolis, o escritor português arrumou tempo para um encontro com autores catarinenses, num restaurante em Sambaqui. Carlos Damião estava entre eles.

Em 2020, em seu blog, Damião deu início à publicação de uma série de matérias sobre os 60 anos da UFSC. Os posts destacavam aspectos da história da universidade que mexeram com Florianópolis. 

Antiga Casa da Estudante Universitária (CEU), moradia exclusivamente feminina, na Rua Esteves Júnior (Foto: Carlos Damião/Divulgação)

Damião era atuante nas redes sociais e um grande defensor da democracia e da liberdade de imprensa.

A Apufsc-Sindical presta suas condolências e solidariedade aos amigos e familiares do jornalista.

Imprensa Apufsc