UFSC entrega prêmio a cientistas negras nesta segunda-feira

O Prêmio Mulheres na Ciência – Especial Cientistas Negras será entregue a cinco pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento que se destacam pela sua trajetória na instituição

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entrega nesta segunda-feira, dia 21, o Prêmio Mulheres na Ciência – Especial Cientistas Negras para cinco pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento que se destacam pela sua trajetória na instituição. Iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), a premiação também marca um mês de programação intensa do Novembro Negro, cujas atividades começaram no dia 1° e seguem até o dia 30. A cerimônia de premiação será realizada às 16h, na Sala dos Conselhos da Reitoria.

O resultado do edital foi divulgado no início do mês, destacando que as premiadas “promoveram excelentes contribuições para a ciência ao longo de suas trajetórias”. O número de inscritas foi inferior ao das categorias disponíveis, indicativo da “pequena presença de mulheres negras no corpo docente da UFSC”, conforme sintetiza o documento.

Com o objetivo de valorizar os trabalhos de todas as pesquisadoras e pensando em uma política de inclusão, a Propesq decidiu premiar todas as inscritas.

As homenageadas

Cristiane Conceição Silva
CCE/Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (Humanidades)

Cristiane Conceição Silva (Fotos: UFSC/Divulgação)

Cristiane tem Graduação em Letras (Português e Linguística) pela USP (2002) e Licenciatura em Português também pela USP (2003). Tem mestrado em Linguística (Aquisição da Linguagem) pela USP (2008) e Especialização em Fonética e Fonologia do Espanhol realizada em Madri, pelo Centro Superior de Investigaciones Científicas e Universidad Menéndez Pelayo (2009). É doutora em Linguística pela Unicamp (2016) com a tese “intitulada “Análise fonético-experimental da entoação de declarativas e interrogativas em espanhol/LE”. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição de Primeiras e Segundas Línguas. Professora-adjunta no Departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras, atua no âmbito da fonética experimental e desenvolve pesquisa sobre a aprendizagem da entoação em espanhol e o atrito linguístico.

Alexandra Eliza Vieira Alencar
CFH/Antropologia (Humanidades)

Alexandra Eliza Vieira Alencar

Professora-adjunta do Departamento de Antropologia, é doutora (2015) e mestra (2009) em Antropologia Social pela UFSC. Realizou, de 2018 a 2019, estágio pós-doutoral vinculado ao projeto Direitos Humanos, Antropologia, Educação: experiências de formação em Gênero e Diversidades, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (PPGICH/UFSC). Graduou-se em Jornalismo também pela UFSC (2006). Tem experiência na área de produção de vídeos, com ênfase em comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades negras de Florianópolis, invisibilidade negra e umbanda. É pesquisadora do Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC (NUER/UFSC), do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS/UFSC) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (IEG/UFSC).

Elka Lima Hostensky
CFH/Psicologia (Humanidades)

Elka Lima Hostensky

Professora-adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC, Elka pesquisa temas de subjetividade e trabalho; saúde mental; ergonomia da atividade; qualidade de vida no trabalho; riscos psicossociais; trajetórias estudantis e profissionais de jovens e adultos.

Francis Solange Vieira Tourinho
CCS/Enfermagem (Vida)

Francis Solange Vieira Tourinho

Professora associada do Departamento de Enfermagem, é pesquisadora em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. Francis é membro do Comitê Assessor da Área de Enfermagem da Capes/2018-2021. Atua na coordenação do Grupo de Trabalho de Populações (In)visibilisadas e Diversidades da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança do Paciente e Inovação Tecnológica em Enfermagem e Saúde. É membro fundadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN), membro do Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem (LABTEC/UFRN) e faculty no curso da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research.

Karine de Souza Silva
CSE/Economia e Relações Internacionais (Humanidades)

Karine de Souza Silva

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Relações Internacionais, Karine é pesquisadora do CNPq. Realizou pós-doutorado na Katholieke Universiteit Leuven e na Université Libre de Bruxelles, na Bélgica. Doutora e mestre em Direito Internacional pela UFSC, fez estágio doutoral na Universidad de Sevilla, na Espanha. Fez pós-graduação lato sensu na Universidad Internacional de Andalucía, na Espanha. É professora-visitante da Universidade Técnica de Moçambique, da Middlebery University, nos Estados Unidos, da Universidade do Minho, em Portugal, da Universidade de Pisa, na Itália, da Université Libre de Bruxelles, na Bélgica, e da Universidad de Valladolid, Espanha. É coordenadora do Centro de Pesquisas e Práticas Decoloniais e Pós-Coloniais Aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional (Eirenè) e do projeto de extensão Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados (NAIR/Eirenè/UFSC).

Fonte: Notícias UFSC