Nova Diretoria da Apufsc-Sindical realiza primeira reunião com o Conselho de Representantes

Encontro aconteceu de maneira híbrida, presencialmente nas sedes do sindicato e por videoconferência

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 23, na sede campus da Apufsc-Sindical em Florianópolis, a primeira reunião do Conselho de Representantes (CR) após a eleição da nova Diretoria. O presidente do sindicato, José Guadalupe Fletes, comandou o encontro. Também participaram da reunião a secretária-geral, Viviane Heberle, e o vice-presidente, Adriano Duarte. Na pauta do dia estavam informes locais e nacionais, a representação da Apufsc no Proifes-Federação e propostas emergenciais da reunião do Proifes, realizada nos dias 11 e 12 de novembro.

Fletes iniciou a sua primeira reunião como presidente lembrando da importância da mobilização da categoria. “Somos o único movimento docente [da UFSC], por isso nossa equipe está com esse espírito aberto”. Ao falar sobre a construção das políticas de educação do novo governo, o presidente ressaltou que “não podemos estar ausentes”.

Pela primeira vez, o presidente do sindicato eleito para a gestão 2022-2024, José Guadalupe Fletes, mediou a reunião do Conselho de Representantes (Foto: Karol Bernardi/Apufsc)

A Diretoria apresentou, para avaliação do CR, os nomes escolhidos em caráter emergencial para integrar o Conselho Deliberativo do Proifes-Federação. Com quatro vagas, os indicados para participar das próximas reuniões da federação são o próprio presidente, além de Carlos Alberto Marques, Adriano Duarte e Bernardo Borges. Contudo, novos nomes devem ser discutidos pelo Conselho de Representantes posteriormente.

Ao abordar a representação da Apufsc no Proifes-Federação, a Diretoria ouviu propostas dos conselheiros a serem incluídas nas reivindicações da entidade. Foram levantados pontos como o da cobrança de INSS dos aposentados, obrigatoriedade da curricularização da extensão, posicionamento contrário ao Reuni Digital, entre outros.

O presidente da Apufsc também compartilhou detalhes da reunião que participou, junto ao Proifes-Federação, na manhã desta quarta-feira, dia 23, com membros da equipe de transição na Educação do governo Lula. Fletes informou que durante a conversa debateu-se a pauta emergencial aprovada pelo Conselho Deliberativo da federação, onde constam questões como a do reajuste salarial dos docentes, a permanência estudantil, a posse de reitores não eleitos e a situação dos aposentados.

Imprensa Apufsc