Apufsc-Sindical sedia reunião do Observatório do Conhecimento nesta quinta-feira

Encontro irá avaliar as ações realizadas neste ano e planejar 2023

Nesta quinta-feira, dia 8, a Apufsc-Sindical sediará a reunião anual de planejamento do Observatório do Conhecimento (ObC). A rede, que é formada por associações e sindicatos de docentes de universidades, irá avaliar as ações realizadas neste ano e planejar as ações para 2023. O encontro acontecerá de maneira híbrida, na sede da Apufsc-Sindical no condomínio Max & Flora, em Florianópolis, e por videoconferência, e é destinado a membros do ObC.

Relembre algumas ações do ObC realizadas em 2022

O destaque do Observatório em 2022 foi o lançamento da pesquisa “A liberdade Acadêmica está em risco no Brasil?”, realizada em parceria com o Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) e o Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O estudo revelou que professores e acadêmicos nas universidades brasileiras sofrem com insegurança para fazer Ciência.

Entre as principais ações também está o lançamento do documentário “Ciência: luta de mulher”, que busca dar visibilidade para o trabalho realizado por mulheres pesquisadoras. O filme percorre o Brasil através de quatro mulheres cientistas: Helena Padilha, Isis Abel, Maria da Glória Teixeira e Nina da Hora. O ObC tem como objetivo levar essa documentário às escolas de educação básica.

O Observatório do Conhecimento elaborou, ainda, o estudo “Orçamento do Conhecimento” para 2023. De acordo com o ObC, a proposta do governo Bolsonaro para o orçamento da Ciência, Tecnologia e Educação Superior para 2023 é equivalente a de 15 anos atrás. O dado leva em consideração o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2023.

Imprensa Apufsc