Movimento Humaniza SC exibe documentário “Anauê”, de Zeca Pires, e realiza debate no dia 6 de dezembro

Evento será realizado no auditório da Faed, na Udesc, em Florianópolis

Dentro da programação do mês de dezembro do Movimento Humaniza Santa Catarina, será exibido o documentário “Anauê! O Integralismo e o nazismo na região de Blumenau”, de Zeca Pires, e haverá discussão sobre o tema. O evento está programado para o dia 6, às 18h30, no auditório da Faed, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

Os debatedores convidados são: Maria de Lourdes Borges, Marlene de Fáveri, Ricardo Ribeiro e Zeca Pires. 

O evento é realizado pela Associação dos Professores da Udesc (Aprudesc) e Sindicato dos Técnicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Sintudesc), com apoio da Apufsc e do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc).

É obrigatório o uso de máscaras. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal da Apufsc no Youtube.

Sobre o documentário

O estado de Santa Catarina foi colonizado em parte pelas etnias germânica e pomerana, que se localizaram na região do Vale do Itajaí. Uma animosidade, às vezes sutil, aconteceu entre os germânicos e os portugueses que colonizaram parte do litoral catarinense. Mas foi com a Segunda Grande Guerra Mundial que todas essas diferenças vieram à tona na região, promovidas pela “nacionalização” que, a partir de então, impôs aos descendentes, sobretudo os de origem alemã, um rigoroso regime de combate às ideias nazistas e integralistas que tendiam a se fortalecer naquele período histórico.

O filme “Anauê” traz à tona, por intermédio de depoimentos de acadêmicos, moradores da região e militares, a discussão do que de fato aconteceu na região de Blumenau antes, durante e no pós-guerra. Ao discutir o passado daquela região, um assunto ainda mais pulsante se sobrepôs: a ideologia reacionária que se fortalece no momento atual no Brasil e no mundo.

Filho do poeta e educador Aníbal Nunes Pires, Zeca Pires é formado em Administração e Jornalismo, com mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou vários documentários e curtas-metragens de ficção, sempre relatando aspectos da cultura de Santa Catarina. Foi um dos criadores da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema, além do Curso de Cinema e Vídeo da Unisul. É coordenador do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC.

Sobre os debatedores

Maria de Lourdes Borges tem graduação em Física, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada da UFSC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. 

Marlene de Fáveri é doutora em História pela UFSC e professora aposentada da Udesc.  Trabalha com os seguintes temas: relações de gênero, Segunda Guerra Mundial, mulheres e história.

Ricardo Ribeiro é fotógrafo e documentarista, baseado em São Paulo. Formado em Direito, migrou para as artes visuais em 2014. Em 2016 concluiu o programa de Práticas Criativas do International Center of Photography em Nova York. Seu mais novo projeto, “Norte Sul Esquerda Direita”, filmado e fotografado, entre 2019 e 2022 em Santa Catarina e no Piauí, entra neste momento em fase de pós-produção. Este projeto contou no biênio 2019-2020 com o apoio da Fundação Pollock-Krasner, com sede em Nova York.

Assine o manifesto do Movimento Humaniza SC

O Movimento Humaniza SC é uma iniciativa plural, horizontal e descentralizada, formada por representantes de entidades e personalidades catarinenses. Na ocasião de lançamento do movimento, em 22 de novembro, foi divulgado também o manifesto elaborado pelo grupo. Pessoas físicas e entidades são convidadas a assinarem o documento, que está disponível aqui.

Imprensa Apufsc