Administração Central da UFSC divulga nota sobre a paralisação estudantil

Em nota, a universidade pede que haja diálogo devido ao momento sensível de final de semestre e véspera do Vestibular Unificado UFSC/IFSC

Tendo em vista a paralisação total das atividades estudantis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, comunicada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Reitoria da UFSC divulgou uma nota oficial. Nela, a universidade reconhece a legitimidade do ato.

Confira a nota na íntegra:

“A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está acompanhando o desenrolar da paralisação de aulas convocada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). Apela ao diálogo entre todos os envolvidos para evitar tensionamentos neste momento bastante sensível, de final de semestre letivo e às vésperas da realização do Vestibular. E esclarece que as atividades acadêmicas e administrativas estão mantidas.

A Reitoria reconhece a legitimidade do movimento estudantil em lutar pela garantia de recursos para as universidades, particularmente pelo pagamento das bolsas e benefícios da assistência estudantil. Em relação a isso, os gestores estão monitorando os sistemas informatizados do Orçamento para verificar a efetivação da prometida liberação dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Reafirma que existe uma decisão política e um planejamento para realizar com prioridade o pagamento de todas as bolsas assim que tiver os recursos disponíveis para isso.

A paralisação convocada pelos estudantes foi provocada pelas medidas do governo federal de bloquear os recursos orçamentários das universidades e deixar de repassar as verbas para qualquer pagamento, na sequência de uma política de desmonte das instituições públicas que ocorre há alguns anos e foi agravada neste ano.

A Universidade tem se envolvido em todas as iniciativas para se opor a essa política e enfrentar as restrições. Participa do esforço coletivo promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino (Andifes) e atuou na articulação entre todas as IFES de Santa Catarina para elaboração de uma nota pública denunciando os cortes e bloqueios de recursos.”

::: Leia a Nota da Diretoria da Apufsc-Sindical sobre o assunto

Fonte: Notícias da UFSC