Transparência Brasil: Orçamento secreto inverteu prioridades na educação

Aproximadamente R$ 700 milhões foram direcionados para construção de escolas e creches através do orçamento secreto, mas sem apresentação de quaisquer tipo de projetos

Marina Atoji, membro da Transparência Internacional, falou ao programa Análise da Notícia sobre o impacto do orçamento secreto na distribuição de verbas para a educação. Na avaliação da especialista, com a retirada do poder de decisão do Executivo para a destinação do dinheiro, as prioridades na educação foram invertidas por membros do Legislativo.

“O orçamento secreto basicamente inverteu as responsabilidades. Um Executivo que deveria ser responsável justamente por determinar com base em critérios técnicos e base em projetos concretos onde deveria ir o dinheiro para financiar obras de creches e escolas foi substituído pelo Legislativo, que faz isso para obras inexistentes ou lugares que não necessariamente são prioridades em termos de política pública e necessidade da educação”, disse durante o programa.

Atoji também afirmou que de janeiro de 2008 a outubro de 2022 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) financiou mais de 30 mil obras em creches e escolas no valor de R$ 5,6 bilhões que foram repassados para estados e municípios e explicou como esse financiamento era feito antes do orçamento secreto.

Leia na íntegra: Uol