UFSC e MCTI apresentam equipamentos para fabricar alimentos em pó

Unidade demonstrativa será utilizada para aperfeiçoamento do maquinário para pequenos produtores de açaí e cupuaçu na região amazônica

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) inaugurou nesta quarta-feira, 14 de dezembro, a unidade demonstrativa do projeto Cadeias Produtivas do Açaí e Cupuaçu: Fábrica Sustentável de Alimentos em Pó em Pequena Escala. A planta está instalada no Laboratório de Propriedades Físicas dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (PROFI/UFSC), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis.

O MCTI investiu R$ 2,2 milhões na nova tecnologia que pretende ser uma solução para melhorar o aproveitamento de produtos das cadeias produtivas da bioeconomia. A ideia é que, com os novos equipamentos, as comunidades possam ter acesso a novos mercados e agreguem valor ao produto. A unidade demonstrativa na UFSC será utilizada para aperfeiçoamento do maquinário, desenvolvimento de protocolos e realização de capacitações das unidades de processamento, cujas obras têm previsão de se encerrar até o fim deste ano.

O processamento para obtenção de polpa em pó possibilita o desenvolvimento de novos produtos alimentares, cosméticos e farmacológicos, e apoia o desenvolvimento sustentável das comunidades produtoras e extrativistas da região amazônica – que devem receber as primeiras unidades de processamento.

Leia na íntegra: Notícias UFSC