Justiça aceita denúncia e estudantes da UFSC presos por fazer parte de célula nazista viram réus

O caso foi revelado pelo Fantástico no dia 23 de outubro

A Justiça de Santa Catarina aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e tornou seis homens réus por integrarem uma célula nazista e praticarem crimes de racismo e disseminação do ódio com uso de armas de fogo.

Os acusados, que estavam presos temporariamente desde 20 de outubro, também tiveram as prisões convertidas em preventivas. Ao menos quatro deles estavam matriculados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O caso foi revelado pelo Fantástico no dia 23 de outubro.

A informação foi divulgada pelo MPSC no domingo, dia 18, um dia depois da Justiça aceitar o pedido. A denúncia do órgão catarinense envolve pessoas que agiam em São Miguel do Oeste, Joinville, Florianópolis e São José. A identidade dos investigados não foi divulgada.

O grupo é um dos casos investigados pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital que, criada há menos de dois meses, já acompanha quatro casos relacionados ao crime de nazismo. De acordo com o MPSC, “eles são réus por supostamente cometerem crimes de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

Leia na íntegra: G1 SC