Apufsc-Sindical participa da cerimônia de posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes da Apub Sindicato

Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira, dia 21, em Salvador, na Bahia. Assim como a Apufsc, Apub integra o Proifes-Federação

Na manhã desta quarta-feira, dia 21, aconteceu a solenidade de posse da Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub Sindicato), eleitos para o biênio 2022-2024. A Apufsc-Sindical esteve presente na cerimônia, que aconteceu na sede da Apub, em Salvador, na Bahia, representada pelo ex-diretor do sindicato, Romeu Bezerra. Assim como a Apufsc, a Apub é filiada à Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação).

Foram empossadas para a diretoria as professoras Marta Lícia Teles de Jesus, como presidenta, e Clarisse Paradis, como vice-presidenta. Além delas, Fernanda Almeida, Bárbara Coelho, José Ponciano Carvalho, Jailson Alves e Manoel Marcos D’Aguiar integram a nova Diretoria.

Nova Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes foram empossados na sede da Apub Sindicato, em Salvador, na Bahia (Fotos: Divulgação/Apub)

A cerimônia contou com a presença de filiados e filiadas, dirigentes do Proifes, como o presidente Nilton Brandão, e de sindicatos filiados à federação, a presidenta Leninha da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), entidades parceiras , representantes da administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), parlamentares e integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).

Na ocasião, o agora ex-presidente Emanuel Lins falou sobre os desafios enfrentados na gestão 2020-2022, principalmente a pandemia de Covid-19 e o consequente luto coletivo, em meio a um governo negacionista, anti-ciência e que projetou o desmonte dos serviços públicos, principalmente das Universidades e Institutos Federais. “Precisávamos derrotar o fascismo, e ainda precisaremos lutar contra isso, e tínhamos tarefas internas – defender o orçamento, a democracia e a autonomia das Universidades. Tivemos desafios do ponto de vista da categoria com os ataques à ciência, ao conhecimento e à docência, fomos uma ponta de lança e resistimos defendendo uma agenda dos direitos e de valorização das professoras e professores”, afirmou o professor.

A presidenta empossada, Marta Lícia, falou por toda a nova diretoria e destacou o compromisso em trabalhar por um sindicato cada vez mais autônomo, democrático, laico e ancorado na justiça social, fincado na Bahia com toda sua história de lutas pela superação do passado colonial. “Essa tarefa só será bem sucedida se for coletiva e nos cabe fortalecer nosso sindicato considerando os aspectos subjetivos e objetivos que irão colaborar para melhorar a atuação profissional de docentes no ensino, na pesquisa para que ocupe papel fundamental na reconstrução do Brasil e na extensão para o diálogo com a sociedade”, destacou.

O ex-diretor da Apufsc Romeu Bezerra esteve presente na cerimônia representando o sindicato (Foto: Romeu Bezerra/Apufsc)

Fonte: Apub