Proifes-Federação participa da posse de ministros do Governo Lula

“Podemos acreditar que esse é um momento de grandes mudanças no país”, disse o diretor de Ciência e Tecnologia da entidade, professor Ênio Pontes

A presidência do Proifes-Federação, representada pelo diretor de Ciência e Tecnologia, professor Ênio Pontes, acompanhado de parte da Diretoria e integrantes do Conselho Deliberativo, esteve em Brasília para a cerimônia de posse dos ministros da Educação, Direitos Humanos, Ciência e Tecnologia, Trabalho, Previdência, Secretaria de Comunicação Social, dentre outros.

Na segunda-feira, dia 2, o Ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida e o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, foram empossados. Na terça, dia 3, tomaram posse o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. As solenidades vão até esta quarta.

Camilo Santana, novo ministro do MEC, reafirmou seu compromisso em reverter os danos educacionais provocados pela pandemia e reconstruir a educação brasileira, devastada pelo governo anterior.

Diretor de Ciência e Tecnologia do Proifes, professor Ênio Pontes, com o novo ministro da Educação, Camilo Santana (Foto: Proifes-Federação/Divulgação)

Já Luciana Santos, em seu discurso, elencou como prioridades a recomposição do orçamento da área e execução integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); atualização dos valores das bolsas de pesquisa do CNPq; políticas para o acesso de jovens à universidade; inclusão de meninas e mulheres na ciência e o apoio a projetos estruturantes em parcerias com outros ministérios e instituições de fomento.

O ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, afirmou que todo ato ilegal, baseado e praticado no ódio e no preconceito, será revisto por ele e pelo presidente Lula, e que deseja ser ministro de um país que coloca a vida e a dignidade em primeiro lugar.

“Podemos acreditar que esse é um momento de grandes mudanças no país. Os novos ministros representam o fim do retrocesso em áreas importantes como a da educação, da ciência e do trabalho. Durante as cerimônias, acompanhando os discursos dos ministros, pude ter esperança na transformação da educação do país e acredito que a ciência e a tecnologia voltarão a ter espaço e prioridade no país”, afirmou o diretor de Ciência e Tecnologia do Proifes, professor Ênio Pontes.

Fonte: Proifes-Federação