Proifes-Federação solicita reuniões com ministros da Educação, Trabalho, Gestão e Ciência e Tecnologia

Ao novo mandatário do MEC, o Proifes pretende apresentar pautas como o fortalecimento do ensino público, das universidades e institutos federais e da carreira docente

Nesta quarta-feira, dia 4, o Proifes-Federação protocolou pedidos de reuniões com Camilo Santana, ministro da Educação, Luiz Marinho, ministro do Trabalho, Luciana Santos, ministra de Ciência e Tecnologia, e Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Ao novo mandatário do MEC, o Proifes pretende apresentar pautas como o fortalecimento do ensino público, das universidades e institutos federais e da carreira docente. Para o ministro do Trabalho, a entidade pretende levar discussões sobre as políticas sindicais e o registro sindical da federação.

Já com a ministra de Gestão, a federação almeja tratar da carreira e salário dos docentes. Por fim, com a ministra de Ciência e Tecnologia, será colocada em pauta a garantia de recomposição dos orçamentos das entidades financiadoras da pesquisa no Brasil, além da correção de valores das bolsas de pesquisa e de pós-graduação em todos os níveis.

“Esse é um momento propício para dialogarmos com as lideranças do novo governo para garantir um espaço propositivo para que as pautas dos docentes das universidades e institutos federais sejam discutidas. O Proifes pretende, nesse momento, além de apresentar as demandas dos professores e professoras das universidades e institutos federais, como melhoria nas carreiras, reposição salarial e reajuste de benefícios, contribuir para a resolução dos graves problemas do país, como a valorização da ciência, da educação pública e das universidades e institutos federais”, afirmou o presidente da entidade, professor Nilton Brandão.

Fonte: Proifes-Federação