Ato da USP alerta sobre necessidade de defesa constante da democracia

Realizado na Faculdade de Direito, evento foi organizado em repúdio aos atos terroristas em Brasília

Convocado como resposta aos ataques terroristas no domingo, dia 8, nas sedes dos três Poderes em Brasília, um ato em defesa da democracia aconteceu na Faculdade de Direito (FD) da USP nesta segunda, dia 9, às 12 horas, no Largo São Francisco, no Centro de São Paulo. A chamada, que correu rapidamente as redes sociais desde domingo à noite, trouxe para o Salão Nobre da Sanfran dirigentes da USP, professores, estudantes, juristas, representantes do movimento estudantil e de outras entidades da sociedade civil, além de personalidades da política e da mídia. O ato foi transmitido pelo Canal da FD no YouTube.

“Venho aqui para alertar nossa nação para que não descuidemos da defesa constante do Estado Democrático de Direito, que é o único ambiente em que a vida moderna é viável e próspera”, iniciou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura do evento. Depois de destacar que também representava as outras duas universidades estaduais paulistas, Unesp e Unicamp, ele enfatizou a necessidade de defesa da democracia e expressou o repúdio da comunidade universitária aos atos de terrorismo que foram vistos na capital federal do País.

Carlotti afirmou que o ato também representava uma exigência para que os responsáveis pelos crimes que destroçaram a imagem e as instalações físicas dos Poderes da República sejam punidos na forma da lei. “É na lei que se consubstancia a estrutura democrática de um país livre. Não podemos, de forma nenhuma, deixar prevalecer a impunidade”, enfatizou. “Não há, nem haverá anistia. Os terroristas que despedaçaram Brasília não estão e jamais estarão à altura da palavra anistia. Devemos apoiar as iniciativas do Supremo Tribunal Federal para que ações semelhantes não se repitam.”

Leia na íntegra: Jornal da USP