Ministra Margareth Menezes e técnicos do Iphan discutem como restaurar patrimônio danificado por golpistas

Levantamento e identificação de danos começou após liberação da perícia em cada um dos prédios atacados em Brasília, afirma a Folha

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), se reuniram nesta segunda-feira, dia 9, para discutir o rumo do restabelecimento dos prédios e obras danificadas por golpistas.

Foi definido que a instituição vai ser responsável por por produzir um relatório de bens móveis e arquitetônicos que foram destruídos e levantar a equipe técnica que deve fazer a vistoria, restauração, autorização e fiscalização das futuras obras para recuperar o que foi depredado.

Técnicos do Iphan ainda propuseram que fosse criado um grupo de trabalho com o MinC, o Congresso Nacional, o Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram, a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e a Presidência da República para agilizar o processo de restauro. Na reunião, eles também começaram a debater possíveis fontes de recursos para financiar as obras, segundo o Iphan.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo