Brasil pode participar de avaliação mundial inédita sobre educação infantil da OCDE

Exame para crianças de cinco anos abrange testes de Linguagens e Matemática e coleta informações de pais e professores, destaca o Estadão

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) começa a realizar neste ano a primeira grande avaliação mundial de crianças de cinco anos. Fundações privadas assumiram parte do valor para que o Brasil participe do exame inédito e a entidade, a mesma que faz o Pisa, ainda aguarda uma oficialização do Ministério da Educação (MEC). A prova, International Early Learning and Child Well-being Study (IELS), terá testes de Linguagens e Matemática e ainda vai coletar informações de pais e professores.

Para especialistas, avaliar crianças pequenas da educação infantil, algo ainda pouco comum, pode ajudar a garantir uma aprendizagem efetiva e melhor desenvolvimento durante toda a jornada escolar. “Uma avaliação pode ajudar muito na alfabetização das crianças, algo que o Brasil precisa melhorar. Porque a alfabetização não começa quando o aluno chega ao ensino fundamental, já começa na educação infantil”, diz a gerente de Conhecimento Aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Beatriz Abuchaim.

Como as conversas com a gestão de Jair Bolsonaro (PL) não prosperaram, a entidade se juntou à Fundação Lemann, Itaú Social, B3 Social, entre outras, e captou cerca de R$ 700 mil – metade do valor que deve ser pago pelo governo à OCDE – para dar início à participação do Brasil no IELS. O primeiro passo são traduções e adaptações dos questionários, que serão feitos neste ano. A aplicação da prova a cerca de 3 mil crianças dos primeiros dez países será em 2024 e os resultados devem sair em 2025.

Leia na íntegra: Estadão