Proifes-Federação comemora anúncio de Ricardo Galvão no CNPq

Ênio Pontes, diretor de Ciência e Tecnologia do Proifes, afirma que a nomeação do cientista foi acertada

Nessa terça-feira, dia 17, o cientista Ricardo Galvão foi anunciando pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como novo presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O órgão é responsável por financiar bolsas de pesquisas de graduação e pós-graduação superior.

O anúncio formal foi feito pela ministra da pasta, Luciana Santos, que apontou o reajuste das bolsas de pesquisa do CNPq como uma das prioridades do ministério. “Estamos fazendo um estudo junto com o ministro Camilo Santana já com a perspectiva de fazer um reajuste de bolsas, que estão congeladas há nove anos”, afirmou a ministra.

O cientista, que foi demitido por Jair Bolsonaro (PL) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) após apresentar os primeiros dados do desmatamento da Amazônia ocorrido durante aquela gestão, irá chefiar a área que é a principal agência de estímulo à pesquisa científica e de formação de pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com mais de 80 mil bolsistas em universidades e institutos do país e no exterior.

“Esse é mais um passo dado na reconstrução das instituições científica brasileiras. Galvão é reconhecido por seu incansável trabalho em defesa da ciência e tecnologia nacional. A nomeação, além de acertada em razão da sua competência, tem valor simbólico, pois no governo anterior Galvão foi destituído da sua função por combater o negacionismo e defender o trabalho do órgão na aferição de dados relativos ao desmatamento”, afirmou o professor Ênio Pontes, diretor de Ciência e Tecnologia do Proifes-Federação.

“A reconstrução institucional do Brasil começou, os desafios são grandes, mas nossa vontade é maior”, finalizou Ênio.

Ênio Pontes e o novo presidente do CNPq, Ricardo Galvão (Foto: Proifes-Federação/Divulgação)

Ricardo Galvão é formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, e no ano de 2019 foi escolhido como uma das 10 pessoas mais importantes para a ciência pela revista Nature, uma das publicações científicas de maior prestígio no mundo. Em 2021, recebeu o Prêmio da Liberdade e Responsabilidade Científica da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Galvão já atuou como diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e como presidente da Sociedade Brasileira de Física. Além disso, tem doutorado na área de física de plasmas pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets.

Fonte: Proifes-Federação