Em reunião com reitores, Lula fala sobre Luiz Carlos Cancellier: “suas ideias seguem vivas”

“Faz cinco anos e quatro meses que esse homem se matou pela pressão de uma polícia ignorante, de um promotor ignorante, de pessoas insensatas que condenaram as pessoas antes de investigar e julgar”, afirmou o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta quinta-feira, dia 19, em Brasília, reitores de universidades públicas federais. O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, participa do encontro, que inclui o ministro da Educação, Camilo Santana, e cerca de cem representantes de instituições federais de ensino superior.

No encontro, Lula lembrou o ex-reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo. “Há cinco anos e quatro meses, o reitor Luiz Carlos Cancellier se suicidou. E não fizemos nenhum ato de despedida, de homenagem, porque há muito tempo não se reúnem os reitores no Brasil. Por isso, queria lembrar hoje de sua memória. Suas ideias seguem vivas”, disse o presidente.

“Faz cinco anos e quatro meses que esse homem se matou pela pressão de uma polícia ignorante, de um promotor ignorante, de pessoas insensatas que condenaram as pessoas antes de investigar e julgar”, completou Lula.

::: Assista à fala do presidente

Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ou Cao, como era conhecido por amigos e familiares, foi jornalista e professor universitário. No Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC, foi aluno, professor e diretor. Em 2016, foi empossado reitor da universidade para mandato até 2020. Porém, em setembro de 2017, foi afastado temporariamente do cargo pela operação da Polícia Federal Ouvidos Moucos, que investigava desvios de verbas. Luiz Carlos Cancellier faleceu no dia 2 de outubro de 2017. Cinco anos depois, a PF encerrou o inquérito contra o ex-reitor por falta de provas.

Imprensa Apufsc